Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de janeiro de 2018

Definidas as datas do Carnaval de rua da Cidade Baixa e da orla



Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Estão previstos dez eventos no período de 27 de janeiro a 18 de março
Estão previstos dez eventos no período de 27 de janeiro a 18 de março

A prefeitura divulgou nesta quarta-feira, 17, as datas do Carnaval de rua da Cidade Baixa e da orla do Guaíba em 2018 (veja tabela abaixo). Ao todo, são dez datas reservadas para os eventos, sendo seis no bairro Cidade Baixa. A negociação foi feita com todos os blocos que participam este ano, em conjunto com o Ministério Público e Brigada Militar. Os desfiles começam em 27 de janeiro, na orla do Guaíba, com o bloco Panela do Samba. 
 
Antônio Gornatti, coordenador do Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), órgão criado em 2017 para ser o único interlocutor entre proponentes de eventos e a prefeitura, acredita que o público deste ano irá repetir ou superar o de 2017, que variou de 5 a 20 mil pessoas nos dias de desfile. A última apresentação está confirmada para o dia 18 de março, quando o tradicional bloco Turucutá irá se apresentar na avenida Augusto de Carvalho. 
 
Este ano, a prefeitura estabeleceu regras para utilização das vias públicas pelos blocos, com o objetivo de atender às solicitações de moradores e associações de bairro. Cada bloco assinará um Termo de Colaboração e Compromisso, em que estarão previstas contrapartidas de infraestrutura, como banheiros químicos, segurança privada e ambulâncias. O documento também determina locais e horários de concentração e dispersão. Nenhuma apresentação deverá terminar após as 21h. Os blocos também serão responsáveis pela taxa de limpeza após os eventos, que contempla varrição e lavagem dos locais, a cargo do DMLU.
 
Gornatti explica que a principal preocupação da prefeitura foi construir esse calendário em conjunto com toda a população impactada pelos eventos. “Acredito que tenhamos conseguido chegar a bom termo, pois estão contempladas as preocupações com segurança, higiene e outros aspectos que garantirão aos foliões um Carnaval tranquilo e feliz."
 
Confira o calendário:


 

/carnaval

Texto de: Matheus Martins
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.