Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de junho de 2017

Sopapo Poético - edição de junho/2017



NA QUARTA EDIÇÃO DE 2017, O SOPAPO POÉTICO RECEBE A CANTORA LIZZA DIAS

O SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia, neste mês, recebe a vibração e o axé de LIZZA DIAS, cantora e compositora gaúcha radicada no Rio de Janeiro. O evento acontece no próximo dia 27 de junho, terça-feira, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, com entrada franca.

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

LIZZA DIAS
Gaúcha de Porto Alegre, Lisiane Dias começou a cantar ainda criança em festas da sua escola. Músicas e sons encantavam a menina, que, fascinada pela cultura afro, se descobriu filha de Yansã através de uma tia yalorixá. Estava então explicada sua ligação com a cultura africana e a sua diversidade musical. Na grande Porto Alegre, cantou em várias bandas, destacando a sua participação na Afro-Tchê, Toque Fatal e Negras em Canto. Atuou ainda como backing vocal em shows de renomados cantores nacionais, como Alcione, Leci Brandão, Dudu Nobre e Almirzinho. Vivenciando arte, no ano de 2000, dedicou-se à dança e passou a ter aulas no Gaden, grupo afro de Porto Alegre, onde nasceu seu interesse pelo jongo.
Radicada no Rio de Janeiro desde 2006, Lizza Dias, que também é compositora, consolidou sua carreira artísitica e atualmente se apresenta com sua banda no projeto Caboclinhas, com um repertório versátil que inclui samba de raiz, forró, frevo, jongo, afoxé e ijexá. Também no Rio, Lizza realiza a oficina "Vivência do Jongo", todas as quintas-feiras, na Casa da Tia Ciata, ensinando a história, passos e cantos ancestrais dos antigos africanos quilombolas. Em 2017, Lizza se dedica à gravação de seu segundo album, recheado de ritmos afros, como samba, jongo, candombe, coco e ijexá.

SOPAPINHOCom a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para serem compartilhados no sopapinho.

FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

crédito das fotos: José Carlos



        
          SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de junho de 2017
Convidada: Lizza Dias
Quando: terça-feira, 27 de junho, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA


Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
(51) 99365-3315 - 99117-4559 - 99317-6497 - 99218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
Negrestyle
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria de Desenvolvimento Social