Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de junho de 2017

Projeto Grandes Espectadores inicia-se com o Gato na Tuba



Foto: Isabelle Neri/Divulgação PMPA
O primeiro espetáculo do projeto é o musical Tem Gato na Tuba
O primeiro espetáculo do projeto é o musical Tem Gato na Tuba
Começam nesta segunda-feira, 5, as ações do projeto Grandes Espectadores que tem como objetivo apresentar espetáculos de teatro de alta qualidade artística, textos relevantes e produções bem acabadas que estimulam os sentidos para alunos da Rede Municipal de Ensino e comunidades da Capital. O marco inicial será a apresentação dos Espetáculo Musical Tem gato na Tuba, às 15h, no Teatro Renascença.

A ideia, capitaneada pelas coordenações de Artes Cênicas e Descentralização da Secretaria da Cultura, surge para que este público tenha acesso a obras teatrais e possa assisti-las da forma como foram concebidas, em espaços adequados sob o ponto de vista técnico e estético das produções, a fim de enriquecer o olhar dos futuros grandes espectadores. Com isso, pretende-se também cultivar o sentimento de pertencimento deste público em relação aos equipamentos públicos culturais do Centro da cidade para que eles se apropriem dos espaços como espectadores críticos.

Ao longo do ano serão disponibilizadas apresentações adultas e infantis no Teatro Renascença e na Sala Álvaro Moreyra, do Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307), para que diferentes faixas etárias possam assistir a diversas obras e adquirir uma bagagem cultural consistente e transformadora.

Esta ação visa a cumprir as finalidades da Secretaria Municipal da Cultura ao promover a educação para a cultura através de ações formativas e informativas com vistas a participação de indivíduos e grupos no processo cultural; e intensificar o desenvolvimento da cultura de modo a possibilitar o acesso de todas as camadas da população no município aos bens culturais.

Serão feitos encontros de capacitação com coordenadores culturais e professores do ensino fundamental e EJA da Rede Municipal com duração de três horas para apresentação do projeto e possibilidades pedagógicas. Nos dias em que os alunos das escolas forem aos teatros, haverá uma breve conversa antes da apresentação sobre a análise do espetáculo. Após, um bate-papo o elenco e equipe conversarão com os alunos e professores.

Futuramente, em sala de aula, os professores e alunos terão a oportunidade de discutir através de textos e debates sobre os diferentes aspectos da obra: iluminação, figurinos, cenário, sonorização, sensações, emoções, dramaturgia, direção, interpretação. Ao longo do tempo alunos e professores serão capazes de traçar comparativos com relação a outras obras por eles assistidas.

Apresentações Agendadas

Segunda-feira, 5 de junho,  Teatro Renascença
15h - Tem gato na Tuba
20h – Clássicos da Mímica

Segunda-feira, 12 de junho, Teatro Renascença
15h - Chapeuzinho Vermelho

Quinta-feira, 16 de junho - Sala Álvaro Moreyra
20h - Imobiliados



/artes_cenicas /cultura

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.