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29 de maio de 2017

Seminário debate mudança na gestão de espaços culturais

Foto: Divulgação/PMPA


O Seminário sobre o terceiro setor, que será realizado nesta quarta-feira,31,na Cinemateca Capitólio Petrobrás, marcará o início de uma mudança significativa no atual formato de administração de equipamentos públicos culturais que vigora em Porto Alegre, considerado excessivamente concentrado no poder público.

A nova proposta objetiva aprimorar o modelo de gestão desses locais, a partir da parceria da prefeitura e diferentes Organizações Sociais (OS), aproximando os espaços culturais e comunidade e levando mais eficiência no direcionamento e uso dos recursos públicos. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e o Instituto Odeon, do Rio de Janeiro e conta com apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF). 
 
 Novo modelo - Para apresentar esse modelo aos gaúchos, o seminário receberá convidados com diferentes experiências e organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público em parceria com o terceiro setor. O Diretor Executivo da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Luiz Sobral abrirá os debates e apresentará um panorama sobre este modelo, focado na parceria entre organizações sociais e espaços públicos, que a prefeitura da Capital pretende implantar na cidade. Na sequência, o professor e pesquisador do Instituto de Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper), Fernando Schuler e o consultor do setor público e terceiro setor, Flavio Alcoforado, iniciam o primeiro painel, cujo tema é Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais. Mediado pelo presidente do Conselho do Instituto Odeon, Eder Campos, o debate abordará os contrapontos entre o Marco Legal do Terceiro Setor (Lei Nº 13.019) e o Marco Legal do modelo de Organizações Sociais, além dos desafios na implementação do modelo, a metodologia de avaliação e o seu monitoramento. Em seguida, com mediação de Emília Paiva, Conselheira do Instituto Odeon, o painel Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais, contará com a participação de Ronaldo Bianchi, diretor executivo na Bianchi & Associados, e Claudinéli Ramos, coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Cultura de São Paulo. Os palestrantes falarão sobre a gestão e sustentabilidade nos projetos culturais e os principais resultados dos contratos de gestão das OS’s de cultura em São Paulo. Os participantes também conhecerão melhor o resultado de dois casos de sucesso:  o trabalho realizado no Museu de Arte do Rio de Janeiro, através da experiências da diretora executiva do Instituto Odeon, Ana Carolina Lara e na Pinacoteca do Estado de São Paulo, cujos avanços e resultados, a partir da gestão pela Organização Social, serão tema da palestra de Marcelo Dantas, diretor administrativo-financeiro da Pinacoteca. 
 
 
Seminário “O Terceiro setor na gestão da Cultura"
 
Local: Cine Teatro Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)
31 de maio, das 9h30 às 17h30
 
As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas no site do Instituto Odeon (www.institutoodeon.com.br).
 
Instituto Odeon - O Instituto Odeon é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a gestão e a produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998. Tendo sido qualificado como Organização Social (OS), o Instituto Odeon tornou-se, em 2012, parceiro da Prefeitura do Rio de Janeiro na gestão do Museu de Arte do Rio – MAR. Com a assinatura do contrato de gestão, a experiência da Odeon no segmento cultural passa a ser utilizada no gerenciamento de um dos equipamentos mais importantes na revitalização da área portuária da cidade. O modelo de gestão do Odeon prima pela agilidade dos processos, transparência e eficiência, contribuindo para a sustentabilidade e longevidade das transformações trazidas pelo MAR. O instituto também é consultor da Prefeitura de Porto Alegre, por meio de da Secretaria Municipal de Cultura, para o desenvolvimento do projeto de modelo de gestão e sustentabilidade do Centro Cultural  Usina do Gasômetro. Estabelece também processo de consultoria ao Governo do Estado do Pernambuco, por meio de sua Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, para a realização dos serviços de curadoria para implementação dos espaços 
 
Programação 
 
Das 9h30 às 12h30
Palestra de abertura: “Panorama e futuro do modelo de parceria entre Organizações Sociais e o poder público”, com Luiz Sobral (Diretor executivo da Associação paulista dos Amigos da Arte – APAA).
 
1º Painel
 
Mediador: Eder Campos (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Odeon).
Tema: “Contratualização por resultados: o modelo de gestão por Organizações Sociais”.
“Marco Legal do Terceiro Setor (lei 13.019) X Marco Legal do modelo OS”, com Fernando Schuler (Professor e Pesquisador no Insper).
“Metodologia de avaliação e monitoramento do modelo / Desafios na implementação do modelo”, com Flavio Alcoforado (Consultora no Setor Público e Terceiro Setor).
 
Das 14h30 às 17h30
Case: “MAR - A experiência como 1ª OS no cenário cultural carioca, com Ana Carolina Lara (Diretora Executiva do Instituto Odeon).
 
2º Painel
 
Mediador: Emília Paiva (Conselheira do Instituto Odeon).
Tema: “Resultados e sustentabilidade nos projetos culturais”.
 “Gestão e sustentabilidade nos projetos culturais”, com Ronaldo Bianchi (Diretor executivo na Bianchi&Associados);
 “Principais resultados dos contratos de gestão das OS de cultura em São Paulo”, com Claudinéli Ramos (Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da SEC-SP). 
Case: “Pinacoteca do Estado de São Paulo - Avanços e resultados a partir da gestão pela Organização Social”, com Marcelo Dantas (Diretor Adminstrativo Financeiro da Pinacoteca).
 
Palestrantes e debatedores
 
Luis Celso Vieira Sobral - Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, hoje é o atual Diretor Executivo da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte e também Diretor Presidente da ABRAOSC - Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura. Atuou também como Presidente da Comissão de Avaliação das Organizações Sociais de Cultura na Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, onde, anteriormente atuou como Secretário Adjunto e Secretário Interino de Estado. Pelo período de uma década, atuou em outros diversos cargos públicos. Foi também Coordenador de parcerias Institucionais no Instituto Itaú Cultural.
 
Ronaldo Bianchi - Formado em Administração Pública pela FGV, Mestre em Administração pela PUC-SP, MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Conselheiro Certificado pelo IBGC; Atividades atuais: Diretor da Bianchi& Associados. Diretor Executivo do Instituto Lina Bo Bardi. Conselheiro: do COINFRA da FIESP e da Revista Interesse Nacional. Docente de Políticas Públicas de Cultura no Curso de Pós-Graduação FAAP – Gerente de Cidades. 
 
Flavio Alcoforado - Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Administração pela EBAPE/FGV, especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado, atuou como consultor junto a Governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, ES, CE, RJ e RS). Atua como Professor universitário e consultor no setor público e terceiro setor. Foi o executivo em organizações estatais e do terceiro setor, como: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Subsecretario de Saúde), CeMAIS - Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Diretor Executivo) e TVE Brasil.
 
Claudinéli Ramos - Desde julho/2015, é pesquisadora coordenadora, por parte da SEC-SP, do convênio de cooperação técnico-científica e cultural com o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP – NUPPS/USP, para desenvolvimento do Observatório de Políticas Públicas de Cultura do Estado de SP - LabCult. É historiadora e mestre em Filosofia da Educação pela USP e especialista em Gestão do Terceiro Setor pelo SENAC. De jan/2008 a abr/2013 foi coordenadora da Unidade de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de SP, e desde maio de 2013 coordena, na mesma Pasta, a recém-criada Unidade de Monitoramento e Avaliação. Integra o quadro de docentes do CEDIC/PUC-SP, do MBA em Gestão de Museus da UCAM-RJ, e da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. 
 
Marcelo Costa Dantas - Desde outubro de 2014 é Diretor Administrativo Financeiro da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, instituição responsável pela gestão da Pinacoteca de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo. É licenciado em História pela UniABC em 2001, pós-graduado em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela FECAP-SP em 2006, MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas –FGV/SP em 2014. Atuou na coordenação do projeto de harmonização de procedimentos contábeis para organizações sociais de cultura, realizado em parceria da ABRAOSC - Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura com a FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, nos anos de 2014/2015. 
 


/cultura

Texto de: Thiago Copetti
Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.