Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de abril de 2017

Ospa distribui neste sábado senhas para concerto gratuito no Araújo Vianna



Irmãos Machado são os solistas da noite - Foto: Studio Elsa

Irmãos Machado são os solistas da noite – Foto: Studio Elsa
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá um bom motivo para os porto-alegrenses permanecerem na capital gaúcha no feriadão do dia 1º de maio. O seu primeiro concerto do ano no Auditório Araújo Vianna trará à baila música de dança e a participação de dois convidados muito especiais: os Irmãos Machado, dupla formada por Eduardo (16 anos) e Thomas (9 anos) Machado, Thomas é o vencedor da mais recente edição do programa The Voice Kids. O evento, regido pelo maestro Evandro Matté, acontece no dia 30 de abril, domingo, às 18h,
O convite para a participação em concerto da Ospa foi feito pelo secretário de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, quando Thomas, chamado gauchinho durante a competição de cantores, visitou o Palácio Piratini, uma semana antes de ser eleito campeão. A entrada é franca, mediante doação de um quilo de alimento não-perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. O concerto integra a Série Araújo Vianna da Ospa, patrocinada pelo Banrisul, e que tema Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre como parceira na promoção da Série.
As senhas serão distribuídas a partir de sábado (29), da seguinte forma:
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 29/04, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 30/04, das 9h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.
Sobre o programa
“Selecionamos algumas das composições mais brilhantes do repertório sinfônico, inspiradas em ritmos de dança, incluindo obras que trazem elementos folclóricos”, afirma o maestro Evandro Matté. A “Dança Eslava nº 8” de Antonín Dvorák (1841-1904), a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825- 1899), a “Dança Húngara nº 5” de Johannes Brahms (1833-1897), a “Dança Brasileira nº 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993) e a “Dança do Sabre” de Aram Khachaturian (1903-1978) formam o mosaico sonoro de culturas no início da apresentação.
Depois, os Irmãos Machado sobem ao palco para interpretar peças conhecidas dos gaúchos: “Céu, Sol, Sul”, de Leonardo (1938-2010) e “Querência Amada”, de Teixeirinha (1927-1985). A brasilidade também está no repertório dos jovens músicos. Com a orquestra, eles tocam ainda “Asa Branca” de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Humberto Teixeira (1915-1979).
Por fim, a mais prestigiada obra de Maurice Ravel (1875-1937) será interpretada. O “Bolero”, originalmente composto para balé, é caracterizado pela melodia que, a cada repetição, vai ganhando novos jogos de timbres e instrumentos.
Série Araújo Vianna 2017
Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.  O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.
Sobre o maestro
Diretor artístico e maestro da Ospa, Evandro Matté será o regente - Foto: Marilia Lima
Diretor artístico e maestro da Ospa, Evandro Matté será o regente – Foto: Marilia Lima
Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da Unisinos e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.
Sobre os solistas | Irmãos Machado
No dia-a-dia, são crianças como todas as outras: estudam, gostam de jogar bola e andar de bicicleta. Mas, entre as ‘’atividades’’ prediletas de Thomas, 8 anos, e de Eduardo, 15 anos, está a de brincar de ser gaiteiro.
Os dois já subiram ao palco com o conjunto Os Monarcas, e desde então foram apadrinhados pelo mestre Gildinho, que apaixonado pelo talento dos irmãos, vem incentivando o dueto a tocar e cantar as músicas que falam do Rio Grande.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.