Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

24 de abril de 2017

Atividades comemoram Dia Internacional da Dança


24/04/2017 15:01:00

Foto: Joel Vargas/PMPA
Data homenageia o bailarino e professor francês Jean-Georges Noverre Data homenageia o bailarino e professor francês Jean-Georges Noverre
Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura  festeja o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril,  com atividades ao longo da semana. O Grupo Experimental da Cidade de Porto Alegre (GED) - turma 2017, inicia suas atividades com a aula inaugural nesta quarta-feira, 26, às 9h, na Sala Cecy Franck, na Casa de Cultura Mário Quintana, 4º Andar.

O GED é um projeto desenvolvido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura que completa este ano 10 anos de atividade com mais de 400 alunos. Oferece a oportunidade de formação gratuita com diversas abordagens e estilos durante um ano com diversos profissionais da área no Rio Grande do Sul e a prática de criação artística em grupo.

O Centro de Dança promove, ainda, os Diálogos sobre “Noverre”, com o professor Airton Tomazzoni dos Santos. O encontro será na quinta-feira, 27,  às 9h30,, no Auditório do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (av. Erico Veríssimo, 307). Os interessados em participar da atividade devem encaminhar e-mail para dancasmc@gmail.com.

Data 
- Comemorado em 29 de abril, o Dia Internacional da Dança foi criado em homenagem a Jean-Georges Noverre, bailarino e professor de balé francês que nasceu em Paris em 29 de abril de 1727 e faleceu em 19 de outubro de 1810. Ele reformulou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo. Autor de Cartas sobre a Dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes. Sua obra é uma leitura provocativa e referencial para a reflexão sobre a criação e ensino de dança abordando temas como a tensão entre técnica e expressividade, a questão entre cópia e inventividade, a relação entre racionalidade e emoção no processo artístico, a proximidade entre arte e vida, a atenção ao acaso e à irregularidade, ou ainda o caráter perigoso e subversivo da inventividade.



/cultura /danca

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.