Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2017

Atividades comemoram Dia Internacional da Dança


24/04/2017 15:01:00

Foto: Joel Vargas/PMPA
Data homenageia o bailarino e professor francês Jean-Georges Noverre Data homenageia o bailarino e professor francês Jean-Georges Noverre
Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura  festeja o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril,  com atividades ao longo da semana. O Grupo Experimental da Cidade de Porto Alegre (GED) - turma 2017, inicia suas atividades com a aula inaugural nesta quarta-feira, 26, às 9h, na Sala Cecy Franck, na Casa de Cultura Mário Quintana, 4º Andar.

O GED é um projeto desenvolvido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura que completa este ano 10 anos de atividade com mais de 400 alunos. Oferece a oportunidade de formação gratuita com diversas abordagens e estilos durante um ano com diversos profissionais da área no Rio Grande do Sul e a prática de criação artística em grupo.

O Centro de Dança promove, ainda, os Diálogos sobre “Noverre”, com o professor Airton Tomazzoni dos Santos. O encontro será na quinta-feira, 27,  às 9h30,, no Auditório do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (av. Erico Veríssimo, 307). Os interessados em participar da atividade devem encaminhar e-mail para dancasmc@gmail.com.

Data 
- Comemorado em 29 de abril, o Dia Internacional da Dança foi criado em homenagem a Jean-Georges Noverre, bailarino e professor de balé francês que nasceu em Paris em 29 de abril de 1727 e faleceu em 19 de outubro de 1810. Ele reformulou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo. Autor de Cartas sobre a Dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes. Sua obra é uma leitura provocativa e referencial para a reflexão sobre a criação e ensino de dança abordando temas como a tensão entre técnica e expressividade, a questão entre cópia e inventividade, a relação entre racionalidade e emoção no processo artístico, a proximidade entre arte e vida, a atenção ao acaso e à irregularidade, ou ainda o caráter perigoso e subversivo da inventividade.



/cultura /danca

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.