Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de abril de 2017

Atelier Livre abre inscrições para a temporada de cursos


Foto: Divulgação/ PMPA
Estão previstos 32 cursos regulares apenas neste primeiro semestre
Estão previstos 32 cursos regulares apenas neste primeiro semestre
A Secretaria Municipal da Cultura está ofertando quatro cursos voltados à fotografia, arte coletiva e história da arte. As inscrições devem ser realizadas no Atelier Livre Xico Stockinger, no Centro Municipal de Cultura, na av. Erico Veríssimo, 307, onde serão realizadas as atividades. As inscrições estão abertas até 2 de maio. As aulas ocorrem uma vez por semana (terça ou quarta-feira, de tarde ou à noite), com início no dia 2. O valor é R$ 150, com desconto de 50% para idosos e estudantes.
 
Apenas neste primeiro semestre, estão previstos 32 cursos regulares no Atelier. “São atrações extras que agregam novas possibilidades de aprendizado, linguagens e meios. A ideia é aproximar o Atelier Livre ainda mais da comunidade. Essas atividades se somam àquelas tradicionalmente já realizadas no espaço”, explica Adriana Boff, coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura.
 
O Atelier Xico Stockinger, com 56 anos de funcionamento, é a escola de artes da Prefeitura de Porto Alegre. Aborda desde aulas de gravura e pintura à cerâmica e escultura, passando por ações colaborativas e oficinas multidisciplinares. 
 
Os cursos
 
Fotografia - possibilidades…
 
Vilma Sonaglio
Dia/turno: quarta-feira / tarde 14h as 17
Duração: de 3 de maio a 19 de julho
Neste curso o aluno terá a oportunidade de pensar e explorar a prática artística em fotografia através de diferentes técnicas digitais e analógicas, passando por um apanhado teórico cronológico, assim como interlocuções com algumas trajetórias artísticas. O curso será ministrado por Fernando Nectoux, André Severo, Niura Legramante e Clovis Dariano.
Pré-requisitos: possuir celular com Instagram
Vagas: 20
 
Laboratório Perfor_Corpuscoletivo
 
Carla Borba e Andressa Cantergiani
Dia/turno: quarta-feira / noite das 19h as 22h
Duração: de 3 de maio a 19 de julho
O Laboratório Perfor_Corpuscoletivo se apresenta como um desdobramento das ações realizadas durante o Programa Público de Performance Península, promovido pela Galeria Península e propõe a instauração de um espaço de experimentação pautado nas inquietações artísticas e criativas dos participantes e do coletivo. 
Publico: Artistas, estudantes, agentes culturais, interessados em performance em geral. Maiores de 18 anos. 
Vagas: 20
 
Panorama da História da Arte no Ocidente
 
Camila Monteiro Schenkel
Dia/turno: terça-feira/ noite das 19h as 22h
Duração: de 2 de maio a 18 de julho
Serão apresentadas as principais escolas e movimentos que se sucederam entre o Renascimento e o Modernismo internacional. O objetivo é introduzir conceitos, artistas e obras participantes da Renascença, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo e Pós-Impressionismo, situando-os em relação a episódios como a Reforma, a Contrarreforma, o Absolutismo, o Iluminismo, a Revolução Industrial, o liberalismo e o colonialismo. 
Inscrições: sem pré-requisitos, por ordem de inscrição
Vagas: 50
 
Arte desde 1900: Ruptura, Crise e Expansão
 
Camila Monteiro Schenkel
Dia/turno: segunda/ tarde 14h às 17h
Duração: de 8 maio a 24 de julho
Serão abordados movimentos, artistas, obras e teorias referenciais para a arte do século XX a partir dos conceitos de ruptura, crise e expansão. O objetivo é apresentar um recorte da produção das vanguardas históricas à arte contemporânea, destacando sua contribuição para a prática e o pensamento artístico atual.
Inscrições: sem pré-requisitos, por ordem de inscrição
Vagas: 50
 
Incrições Atelier Livre Xico Stockinger 
de 19 abril até 2 maio
Local: Centro Municipal de Cultura, Av. Érico Verissimo, 307, Porto Alegre
Telefone (51) 3289-8057 
e-mail: alivre@smc.prefpoa.com.br
Valor: R$ 150 com desconto de  50% para funcionários municipais. 
Podem ser concedidas bolsas. Informações na secretaria.
 
 
 
 


/artes

Texto de: Thiago Copetti
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.