Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de março de 2017

Mostra de artistas de rua e piquenique na Semana de Porto Alegre

Foto: Adair Bamberg/Divulgação PMPA

No pátio do Museu, o público terá lanches, atividades artísticas e serviços
No pátio do Museu, o público terá lanches, atividades artísticas e serviços
Localizado no espaço de uma antiga chácara da Capital e construído entre 1845 e 1855, o Solar Lopo Gonçalves abrirá seus recantos verdes aos porto-alegrenses neste domingo, 19 de março, início da Semana de Porto Alegre. Os espaços do Museu Joaquim Felizardo estão sendo preparados para receber um grande piquenique e uma intensa agenda cultural, que marcará o começo das festividades que se estendem até o dia 27.
No domingo, entre as 14h e 21h, são esperadas cerca de 2 mil pessoas para comemorar os 245 anos da cidade, em um local histórico, onde se unirão a arte e a gastronomia, a céu aberto e em contato com a natureza. Nos fundos do Solar da antiga rua da Margem (atual rua João Alfredo, 582), no bairro Cidade Baixa, será feita a mais saborosa das refeições da festa da Capital, de forma coletiva, em 2,5 mil metros quadrados de área verde.
A área arborizada e a parte interna do museu, assim como alguns trechos da rua João Alfredo, serão palco para dezenas de artistas de rua mostrarem sua arte e homenagearem a cidade. Um espaço físico também será montado para parte das apresentações de artistas locais, que se revezarão em atividades, cores e sons dentro e fora do prédio histórico.
No pátio do Museu, o público se reunirá em torno das toalhas e lanches que cada um levará para a festa, ou que poderá adquirir no próprio local, em diferentes estandes de alimentação e bebidas. Além da beleza gastronômica e artística, o dia também será de beleza física. Manicures e cabeleireiros estarão promovendo suas atividades e exibindo seus dons aos visitantes, gratuitamente.

Agende-se
Abertura da Semana de Porto Alegre
Domingo, dia 19 de março, entre 14h e 21h
Museu Joaquim Felizardo, na 
Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa. 
A rua será fechada ao trânsito de veículos entre as ruas da República e Joaquim Nabuco
Atividade: abertura do pátio do Solar Lopo Gonçalves para piquenique, apresentações culturais diversas e de serviços ligados à beleza
A história do local
O espaço que hoje conta grande parte da história de Porto Alegre é um prédio centenário que passou por uma longa trajetória antes de virar museu. O primeiro proprietário do Solar foi o português Lopo Gonçalves Bastos, que o usava como moradia de chácara. Em 1946, o Solar foi adquirido para servir de instalação de parte da fábrica de velas do arquiteto, empresário e político José Albano Volkmer.
Em 1966, o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse) adquiriu o solar para construir um núcleo residencial para seus associados. Para tanto, solicitou à prefeitura a demolição do Solar e a abertura de um logradouro que dividiria a propriedade, o que foi indeferido pelo Conselho do Plano Diretor e Divisão de Urbanismo. Em 1982, o Solar finalmente tornou-se sede do Museu de de Porto Alegre, que desde a sua fundação, em 1979, estava localizado na rua Lobo da Costa.

Confira a programação completa no site aniversario.portoalegre.rs.gov.br.

/semana_de_porto_alegre


Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.