Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de março de 2017

CinePapoPoético - Territorialidade e Espaços Culturais Negros em Porto Alegre




A Associação Negra de Cultura – ANdC convida para a segunda edição do CinePapoPoético, a ser realizada no dia 21/03/2017, terça-feira, às 19:00, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó – Av. Ipiranga, 311, com entrada franca.
Integrando a programação da Semana de Porto Alegre/2017 e celebrando o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a atividade reúne a exibição do documentário SOPAPO POÉTICO - PONTO NEGRO DA POESIA, produzido e dirigido pelo documentarista Chico MeuFilho, e uma roda de conversa sobre TERRITORIALIDADE E ESPAÇOS CULTURAIS NEGROS EM PORTO ALEGRE, com a participação do Prof. Iosvaldyr Bittencourt Jr. (doutor em antropologia), Maurício Dorneles (estudante de história) e Osvaldo F. dos Reis (advogado e pesquisador).

O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia é realizado pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês em Porto Alegre/RS. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

Produzido e dirigido por Chico MeuFilho, o documentário Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia abrange a programação especial do sarau no período de novembro de 2015 a abril de 2016. O filme, que retrata a afirmação de um ponto de encontro negro-poético ao completar quatro anos de atividades ininterruptas, foi finalizado em setembro de 2016. Além da cobertura dos saraus de arte negra ocorridos no período, o documentário traz depoimentos do coletivo envolvido na sua realização.

Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversas sobre  Territorialidade e Espaços Culturais Negros em Porto Alegre, abordando, entre outros temas, os territórios negros urbanos, os processos de periferização e fragmentação da comunidade negra e a importância de espaços como o Centro de Referência do Negro para a afirmação e valorização da cultura negra na cidade. O debate terá a participação do professor e doutor em antropologia Iosvaldyr Bittencourt Júnior, do advogado e pesquisador Osvaldo Ferreira dos Reis e do acadêmico de história e co-idealizador do projeto Territórios Negros Maurício Dorneles.

SERVIÇO:
CinePapoPoético – 2ª edição
Quando: terça-feira, 21 de março de 2017, às 19:00
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó (Av. Ipiranga, 311), Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS)
ENTRADA FRANCA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9985-6991 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)