Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de novembro de 2016

Projeto de conservação do Laçador será lançado nesta quarta-feira


O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e a Associação Rio Grandense da Construção Civil, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, lançam o projeto Monumento ao Laçador, nesta quarta-feira. 9, às 14h30, com um seminário sobre conservação. O evento marca o início do processo de diagnóstico para ações de preservação do monumento, em uma iniciativa que integra o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, instituído pelo sindicato. O evento acontece no Teatro Sinduscon, localizado na avenida Augusto Mayer, 146. A entrada e o estacionamento são gratuitos.


A primeira palestra será Motivações e Proposta do Projeto, pelo coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Bolcato Custódio. Também integram o seminário, que se encerra às 18h, a artista plástica e mestre em design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ana Flores, falando sobre História do Monumento O Laçador, de Antonio Caringi; o pesquisador do laboratório de Design e Seleção de Materiais da UFRGS Fábio Pinto da Silva, abordando Laçador 3D - Técnica de Digitalização para Preservação do Patrimônio Cultural; e a engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio Virgínia Costa, com a palestra Caracterização de um Gigante: Materiais, Técnicas e Estado de Conservação do Monumento O Laçador.

A ação, realizada desde 2015, conta também com o apoio do Ministério Público do Estado e verba incentivada pelo Governo do Estado, por meio do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).


/cultura /memoria

Texto de: Maristela Bairros
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.