Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de novembro de 2016

OP: Plenária de Habitação registrou 612 credenciamentos



Foto: Joel Vargas/PMPA
Manifestantes destacaram a importância das cooperativas habitacionais Manifestantes destacaram a importância das cooperativas habitacionais
A assembleia da temática Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental da rodada única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2016-2017 contabilizou 612 inscritos. Realizada no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, na noite dessa quarta-feira, 9,  a mesa contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito eleito, Gustavo Paim, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Cássio Trogildo.
 
Os manifestantes da plenária, na sua maioria, destacaram a importância das cooperativas habitacionais. Enquanto uns pontuaram que não se deve abrir mão de recursos para as cooperativas, outros defendiam a importância de construção de habitação popular nas áreas onde as pessoas já habitam.
 
“Esta temática sabe unir todo o cooperativismo na busca do direito à moradia digna, e para isso é fundamental que saibamos reconhecer o Orçamento Participativo como uma política de Estado, não de governo”, destacou Dario Pajolchek, do Campo Novo.
 
A diretora-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Luciane Skresbky de Freitas, destacou projetos como o da Vila Tronco, na Região Cruzeiro, e o Loteamento Barcelona, na Região Humaitá Navegantes, cujo projeto se encontra em fase final.  
 
Na sua fala de encerramento, o vice-prefeito Sebastião Melo chancelou as manifestações da maioria sobre a importância das organizações em cooperativas e sua eficácia para conter o crescimento desordenado que ocorre nos últimos anos nas cidades brasileiras. “Não basta construir casas, tem que se construir cidades”, ressaltou o vice prefeito, lembrando em seguida que a Câmara Municipal terá oportunidade de discutir no ano que vem o novo plano diretor. 
 
Conselho do OP – Foi eleita por aclamação a chapa de consenso para os representantes da temática. Emerson Gonçalves dos Santos foi reeleito na primeira titularidade. Para segundo titular foi eleita Marília Fidell. Felisberto Seabra Luisi e Nelson Tadeu Lemos Soares foram eleitos primeiro e segundo suplentes, respectivamente.
 
 


/orcamento_participativo

Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.