Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de outubro de 2016

Territórios Negros com Arte promovem consciência negra



Foto: Fernanda Schwengber Leal/Divulgação PMPA
Grupo de capoeira Discípulos de Oxóssi fará apresentação
Grupo de capoeira Discípulos de Oxóssi fará apresentação
Foto: Fernanda Schwengber Leal/Divulgação PMPA
Colaboradoras da Carris integram o grupo de dança Geração 2000
Colaboradoras da Carris integram o grupo de dança Geração 2000
O projeto da Carris Territórios Negros - Afro Brasileiros em Porto Alegre apresentará cultura, música, poesia e dança em três edições especiais artísticas para celebrar a Semana da Consciência Negra na cidade de Porto Alegre. Tradicional roteiro educativo direcionado regularmente a estudantes, a atividade oferece aos participantes uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre, mais especificamente aquela relacionada aos territórios integrantes da memória do povo negro.

Os passeios culturais acontecem nos dias 5, 12 e 19 de novembro e começam sempre às 14h no Largo Glênio Peres. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 24 de outubro exclusivamente pelo e-mail territorios.negros@carris.com.br. A confirmação da participação será feita com resposta à mensagem, pois as vagas são limitadas a 39 por edição. Na mensagem devem constar nome completo e número de telefone da pessoa, além da data do evento em que deseja participar.
Na Semana da Consciência Negra, o projeto vem renovado. São os Territórios Negros com Arte, com intervenções artísticas interativas em pontos específicos de parada do coletivo. Acessível a pessoas com deficiência e equipado com sistema de som, o coletivo visitará os pontos de referência da trajetória negra na Capital, como o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luiz Guaranha) e o Largo Zumbi dos Palmares. Cada uma das atividades apresentará atrações únicas, viabilizadas através de parcerias já consagradas no projeto.
 
Territórios Negros com Arte
Percurso educativo cultural com intervenções artísticas e participações especiais na Semana da Consciência Negra da cidade de Porto Alegre.

Dia 5 de novembro
- Participação do grupo de dança Geração 2000, composto por colaboradoras da Carris, com a atração “Da ancestralidade as sementes de felicidade"
- Professor Vander de Paula, assessor pedagógico que atua em formação de professores na PMPA, apresenta recital de poemas de Oliveira Silveira

Dia 12 de novembro
- Roda de Capoeira com o grupo de capoeira Discípulos de Oxóssi, em apresentação em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores

Dia 19 de novembro
- Grupo da escola de samba Areal do Futuro, no Areal da Baronesa


/carris /cultura /povo_negro

Texto de: Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.