Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de outubro de 2016

LIVRO DE POEMAS EM BRAILLE




Paulo de Freitas Mendonça aprova projeto de livro
em impressão offset e Braille

O poeta decimista, pajador e jornalista Paulo de Freitas Mendonça prepara um livro para ser lançado em offset e em Braille, no ano de 2017. Seu projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura na Lei Rounet, através do artigo 18º que permite aos investidores o abatimento de 100 % no Imposto de Renda.

Em virtude de que é permitida a participação de pessoas físicas e jurídicas, o autor pretende buscar apoio nas empresas, mas também criar uma nova forma de financiamento coletivo, no qual as pessoas físicas possam apoiar o projeto, abater no Imposto de Renda e receber exemplares do livro de contrapartida. Para as pessoas físicas que fazem sua declaração de renda completa é permitido usar para apoio do projeto do livro, até 6% do valor total de seu IR, mesmo que o contribuinte receba restituição. Neste caso, o valor investido será acrescido na restituição. Para os que não recebem restituição do IR, o valor investido será abatido no saldo a pagar de IR. Já para empresas que declaram pelo lucro real é permitido o investimento de até 4%. Ambas recebem ressarcimento de 100% do valor investido.
O livro de poemas de autoria do poeta decimista e pajador, Paulo de Freitas Mendonça, é todo em estrofes de Décimas Espinelas. A impressão em Offset vai ter 96 páginas, tamanho 16x23cm e a em Braille, tamanho 21x29,7cm (A4) .
O Título, Pajador e Decimista, é por se tratar de poemas em décimas escritas e também resgatadas de gravações de palco em atuações do autor enquanto pajador (improvisador). A temática trata de questões culturais do Rio Grande do Sul, com abrangência na cultura sul-americana, questões sociais, ecológicas e inspirações poéticas com fundo histórico.
O Projeto busca a inclusão social ao contemplar o acesso de pessoas especiais, ao publicar o livro e um folder em Braille, aos não videntes e as palestras de lançamentos com tradução simultânea em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, aos surdos-mudos.

Projeto: Pajador e Decimista - Pronac nº 162632

Contato: 51 9121 4270 – Paulo de Freitas Mendonça
Email: projetodecultura@bol.com.br