Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de outubro de 2016

Lançada a programação da Feira do Livro 2016


Foto: Joel Vargas/PMPA
Neste ano, Área infantil ocupará a Travessa Sepúlveda, e não mais o Cais do Porto
Neste ano, Área infantil ocupará a Travessa Sepúlveda, e não mais o Cais do Porto

A Câmara do Livro de Porto Alegre apresentou, na manhã desta quinta-feira, em evento no Master Premium Grande Hotel, a programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, que vai de 28 de outubro até 15 de novembro, na Praça da Alfândega, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Além do foco na questão do analfabetismo funcional, que será tema de semináro, o evento terá a Região Autônoma dos Açores como homenageada desta edição. Durante o evento, haverá mais de 700 sessões de autógrafos e 170 encontros para debate e bate-papo. 
 
A Secretaria da Cultura de Porto Alegre participa com lançamentos de livros editados pelas coordenações de Livro e Literatura e Memória Cultural que incluem atividades para discussão. Também a Pinacoteca Ruben Berta, da Coordenação de Artes Plásticas, integra a programação com a exposição Eu Ilustro Urbim. Participaram da divulgação o presidente da Câmara Riograndense do Livro, Marco Cena Lopes, a patrona desta edição, Cíntia Moscovich, e as responsáveis pela programação, Jussara Rodrigues e Sônia Zanchetta. As mudanças físicas principais dizem respeito à área infantil, que este ano ocupa a Travessa Sepúlveda, e não mais o Cais do Porto, e a área internacional, que sai da praça e se instala dentro do Memorial do Rio Grande do Sul. 
  
Atividades da Secretaria Municipal da Cultura:

Quinta-feira, 3 de novembro
14h30 - Vila do IAPI - Orientações para Conservação, organizado por Luiz Bolcato Custódio e Manuela Franco Lopes da Costa - debate na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028) sobre como conciliar a preservação das características originais da Vila do IAPI (conjunto habitacional dos anos 1950) com as necessidades contemporâneas de seus usuários. Com Manoela Franco Lopes da Costa, Luiz Antonio Bolcato Custódio, João Farias Rovati e Maria Soares de Almeida. Autógrafos às 16h30min.

Quarta-feira, 9 de novembro
14h20 - Leituras de História Cultural: Imprensa, memória e história do cinema (Verdes Anos,1984) - Sala Oeste do Santander Cultural. As diferentes contribuições que a imprensa e a memória oral podem trazer ao fazer histórico. Com Alice Dubina Trusz, Glênio Nicola Póvoas, Miriam Rossini.
17h30 - Kadão Chaves: a Força do Tempo (livro financiado pelo Fumproarte) - bate-papo na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028), sobre motivações e inspirações que levaram um fotógrafo a escrever um livro. Com Kadão Chaves e Pedro Hasse. Autógrafos às 20h, na Praça de Autógrafos.

Sábado, 12 de novembro
Autógrafos na área infantil, na Avenida Sepúlveda
18h - Os Silêncios de Pedro, de Sergio Napp (Vol. II - Coleção Gurizada - Infantil)
19h - Cecília que Amava Fernando, de Caio Riter.

Domingo, 13 de novembro
Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020)
14h - Histórias de Trabalho 2016, coletânea dos trabalhos vencedores nas categorias Histórias Verdadeiras e Inventadas, Cartum, HQ e Fotografia, de vários autores;
16h - Poemas no Ônibus e no Trem 2016, coletânea com os 50 poemas vencedores que circularão nos ônibus da Capital e no Trensurb em 2017.

Segunda-feira, 14 de novembro
16h -  Viva o Centro a Pé - Organizado por Luiz Bolcato Custódio e Liane Klein. Histórias do projeto contadas pelos profissionais que orientam as caminhadas que visam contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre e de outros bairros da cidade. Com Glenio Bohrer e Luiz Merino Xavier. Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo ( Rua dos Andradas, 1223). Autógrafos às 18h, na sessão coletiva no Memorial do RS (primeiro andar).

*Atividade Paralela na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973) - Das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira: Exposição Eu Ilustro Urbim (não abre no feriado de 15 de novembro).
 


/cultura /feira_do_livro

Texto de: Maristela Bairros
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.