Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de outubro de 2016

62ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta


Foto: Helena Rocha/PMPA

Livreiros finalizam montagem das bancas. Serão 111 estandes
Livreiros finalizam montagem das bancas. Serão 111 estandes
Foto: Helena Rocha/PMPA
Smov trocou 18 lâmpadas, sete reatores e dois suportes de lâmpadas
Smov trocou 18 lâmpadas, sete reatores e dois suportes de lâmpadas

Com o tema Analfabetismo Funcional e a missão de ajudar a combater esse problema que tem reflexos na educação, na cultura e na economia do país, a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira, 28, em seu endereço tradicional, na Praça da Alfândega de Porto Alegre. A abertura oficial será às 19h, no Teatro Carlos Urbim (instalação móvel que fica na avenida Sepúlveda, entre a rua Siqueira Campos e a avenida Mauá). A Prefeitura de Porto Alegre é parceira da Câmara Rio-Grandense do Livro e mobilizou os serviços de infraestrutura para o evento, além de preparar uma programação especial, por intermédio de suas secretarias e departamentos.

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) irá realizar sessões de autógrafos, lançamento de livros, debates, o seminário internacional sobre o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade e uma reunião do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. Também serão divulgados os finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil e os do Prêmio Açorianos da Criação Literária.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana vai levar até a praça o projeto Livro Livre. Será exposta uma geladeira adaptada como estante, que tem como objetivo incentivar a leitura e o reaproveitamento de materiais. Os livros são dispostos em geladeiras que seriam descartadas e foram pintadas pela equipe do Serviço de Assessoria Socioambiental com temas envolvendo a questão dos resíduos sólidos.

O Conselho Municipal do Idoso, o ObservaPOA e o programa Todos Somos Porto Alegre também terão espaço na programação com atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL). A Secretaria Municipal da Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) realiza o Fórum da Acessibilidade e Inclusão Social e participa na Estação da Acessibilidade, com orientações e informações ao público. Confira aqui a programação geral do evento. Para a programação infantil e juvenil, acesse este link.

Educação – Entre as ações estão iniciativas descentralizadas que já estão ocorrendo desde o início da semana nas escolas municipais. O objetivo da Secretaria Municipal da Educação (Smed) é envolver toda a comunidade escolar em atividades de estímulo à leitura. Além disso, sessões de autógrafos e lançamentos de livros valorizam a produção literária oriunda da rede.

Os servidores da Smed receberam o Cartão do Servidor, no valor de R$ 50, e poderão utilizar nas bancas da Feira do Livro. O benefício é oferecido como forma de incentivar a leitura.

Outro destaque é que nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, as escolas municipais realizam a Parada da Leitura. No dia 28, no saguão da Smed (rua dos Andradas, 680) e nas praças da Alfândega e Brigadeiro Sampaio, ocorre o projeto Livro Andarilho (Livros Livres), iniciativa que consiste no depósito de livros em locais públicos para quem tiver interesse de lê-los naquele espaço. Os alunos da rede municipal também participarão da programação cultural oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro no local.

Serviços municipais – Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) intensificou os serviços de vistoria e manutenção na Praça da Alfândega e no entorno. Uma equipe da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) renovou a pavimentação e fez a substituição e assentamento de pedras portuguesas em 15 metros quadrados daquela área, principalmente na rua dos Andradas, próximo à rua General Câmara. A Divisão de Iluminação Pública (DIP) trocou 18 lâmpadas, sete reatores e dois suportes de lâmpadas. A DCVU manterá uma equipe de plantão na sede da empresa para atender o evento e a DIP estará de plantão no local.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), há duas semanas, realiza ações de manejo de vegetação em toda a área do evento e também faz análise de árvores, poda e ajardinamento.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está lavando a praça nas madrugadas, com caminhão-pipa, e disponibilizará 10 latões de lixo pela feira. Oito garis trabalharão na varrição e conservação do espaço do evento.

A Guarda Municipal realizará o patrulhamento de forma intensificada na Praça da Alfândega.


62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Com 111 bancas, sendo 12 na Área Infantil e seis na Internacional, a feira vai ocupar 10 mil metros quadrados, sendo 6 mil de área coberta. A área internacional foi movida para o interior do primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, a fim de aproveitar as estruturas permanentes na Praça da Alfândega. O prédio histórico acolhe também alguns espaços da Área Infantil, como a Biblioteca Moacyr Scliar e a Bebeteca, além da Estação da Acessibilidade.

Patrona
A escritora Cintia Moscovich foi eleita patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Natural de Porto Alegre, Cíntia Moscovich nasceu em 1958. Jornalista e mestre em Teoria Literária, foi indicada ao Jabuti em 1997 por O Reino das Cebolas. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa em 1999 pela novela Duas Iguais – Manual de amores e equívocos assemelhados, indicada ao Prêmio Portugal Telecom pelo livro Arquitetura do Arco-íris e vencedora por Essa Coisa Brilhante que é a Chuva, em 2013, na categoria Contos. Cintia é a quinta mulher a conquistar o patronato do evento. As anteriores foram: Maria Dinorah, em 1989; Lya Luft, em 1996; Patrícia Bins, 1998, e Jane Tutikian, 2011.

Horário de funcionamento

As áreas Geral e Internacional funcionarão de domingo a sexta, das 12h30 às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 21h. A Área Infantil e Juvenil abrirá todos os dias, das 9h às 21h. 

Informações
http://www.feiradolivro-poa.com.br


/feira_do_livro

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.