Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de outubro de 2016

50 anos do MTG


A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho pode ser contada a partir de vários momentos. Alguns reconhecem como ponto de partida a fundação do Grêmio Gaúcho, por Cezimbra Jacques, em 1889. Outros, a ronda gaúcha, no Colégio Julio de Castilhos, de 1947. Ainda há quem defenda como marco inicial a fundação do 35 CTG, em abril de 1948 ou a realização do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1954. Mas foi em 28 de outubro de 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista, em Tramandaí, que foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas com o nome pelo qual conhecemos hoje.
Os 50 anos do MTG foram lembrados em uma Sessão Solene, na tarde desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa. O Governador José Ivo Sartori foi representado pelo Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo. O ato contou também com a presença do presidente do MTG, Nairioli Callegaro, da 3ª Prenda Mirim Isabela Nunes da Silva, do 3º Piá do RS, Lucas Nunes Ferreira, do 3º Peão Farroupilha, Lucas Almeida de Oliveira, dos ex-presidentes Rudi Borghetti, Oscar Gress e Manuelito Savaris, e do vice-presdente da Fundação Cultural, Gustavo Bierhals, entre outras lideranças e integrantes tradicionalistas.


MTG Comemora 50 anos no dia 28 de outubro
MTG Comemora 50 anos no dia 28 de outubro

A homenagem foi proposta pelo Deputado Gilmar Sossella (PDT): “A cultura é parte do que somos. É através dela que regulamos nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. E a sociedade, como diz o saudoso Gildo de Freitas, é o nosso Centro de Tradições Gaúchos, o CTG, onde enxergamos toda a antiguidade, todos os valores transmitidos de geração em geração”, salientou.
Após o Grande Expediente, foi entregue para o presidente Callegaro a medalha da 54ª Legislatura. Hoje, o MTG inclui quase 1,7 mil entidades juridicamente constituídas, um milhão de associados e 40 regiões tradicionalistas. No Brasil, são oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. No exterior, há mais de 20 núcleos em que a cultura, a história e os costumes do Rio Grande do Sul são vivenciados diariamente.
A exposição
Até o dia 30 de outubro, quem visitar o Memorial do Rio Grande do Sul poderá conferir uma exposição do MTG que reúne documentos históricos, painéis, livros e fotografias que resgatam a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho, antes mesmo da fundação oficial. A tese de Barbosa Lessa aprovada em 1954 no 1º Congresso Tradicionalista, a carta de princípios de 1961 e as atas originais dos encontros integram o projeto. Didática, a mostra foi estruturada de forma acessível ao público distante dos CTGs. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura.