Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2016

Receita de geleia de pimenta é ensinada em oficina



09/09/2016 18:57:44


Visitantes do Acampamento Farroupilha aprenderam na tarde desta sexta-feira, 9, a receita de geleia de pimenta. A atividade foi ofertada pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Glaucus Saraiva e faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão.

Antes de ensinar a receita, o cozinheiro Urbano Freire explicou a diferença entre chimia e geleia. “Chimia não se tira a casca, já a geleia sim”, comentou  Freire. As opções de frutas são diversas, entre elas uva, kiwi, laranja, abacaxi, entre outras. Freire escolheu morango como a fruta base da geleia. Os ingredientes para o preparo da geleia são: 2kg de morango; 400ml de pectina; 500g ou mais de açúcar; suco de um limão (taiti); oito pimentas malagueta.
 

Modo de preparo – Lavar os morangos antes de tirar o talo, cortá-los e colocá-los em fogo baixo por 10 minutos, lembrando que não pode grudar na panela. Após, inserir 400ml de pectina, 500g de açúcar, suco de limão e as oito pimentas cortadas, com casca e semente. “A semente da pimenta é o que dá a ardência”, revelou Freire. 

A paulista Tairde Rocatelli participou da atividade do Turismo de Galpão pelo segundo ano. “Adorei a receita e pretendo tentar fazer”, contou Tairde.
 

Cultura viva - O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 9h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 

Festival - Este ano, o projeto traz como uma das atrações o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como “A Churrasqueira”, que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O ingresso, por pessoa, será de R$ 20.
 

Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.

 


/acampamento_farroupilha /turismo


Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.