Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2016

Primeiro fim de semana do Acampamento atraiu 45 mil visitantes


05/09/2016 15:56:25

Foto: Brayan Martins/ PMPA
Abertura oficial do evento será nesta quarta-feira, dia 7 de setembro
Abertura oficial do evento será nesta quarta-feira, dia 7 de setembro
No último final de semana, mais de 45 mil pessoas estiveram no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, que acontece no seu tradicional local, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas visitem o Acampamento Farroupilha até o fim dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, explica o coordenador da Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Giovani Osório Tubino. Dos 365 piquetes autorizados, a imensa maioria já está em pleno funcionamento ou fazendo pequenos acabamentos finais. Veja a lista completa de entidades acampadas clicando aqui.

A
s atividades culturais começaram sábado, 3, com as oficinas do projeto Turismo de Galpão. Para participar das oficinas basta inscrever-se gratuitamente no Galpão da Hospitalidade localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho e especialmente ambientado para receber visitantes e as inscrições para as oficinas.

Datas - A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural.
Cronograma para o Acampamento Farroupilha de 2016
Período oficial do evento:  de 7 a 20 de setembro
Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro
Vistoria dos Bombeiros: de 2 a 6 de setembro
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro
Clique aqui e veja a programação cultural completa do Acampamento Farroupilha de 2016.
O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.
Serviços oferecidos na área do Acampamento Farroupilha
Estacionamentos - Em 2016, serão cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis áreas no final de semana. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento.
Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do galpão da Brigada Militar.
Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. Na Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um Caixa do Banco.
Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no Acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no Parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A Feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.
Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria e restaurantes típicos com ampla variedade de pratos. A praça terá estandes que venderão carnes de vários tipos, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.
Transporte - Este ano a novidade fica por conta dos ônibus Linha Turismo que operam o roteiro Centro Histórico e que irão fazer uma parada especial no Parque Harmonia para que os passageiros que estiveram a bordo possam desembarcar, visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade e interagir com a cultura gaúcha nas oficinas do Turismo de Galpão. Linhas de ônibus para chegar ao Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:
Sentido Centro-bairro
Origem: Centro
C1 – Circular Centro
C4 – Balada Segura
176 - Serraria/Rodoviária
178 - Praia de Belas
180 - Diário
188 - Assunção
244 - Santa Teresa
2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos
255 - Caldre Fião
272 - Moradas da Hípica e derivadas
273 - Belém Novo/Hípica e derivadas
282 - Cruzeiro
2821- Pereira Passos
346 - São José
349 - São Caetano
360 - Ipê
376 - Herdeiros/ Esmeralda
394 - Mapa e derivadas
397 - Bonsucesso e derivadas
R32 - Rápida - Bonsucesso
Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à zona Sul.
Sentido bairro/Centro
Origem: Tristeza
110 - Restinga Nova Tristeza
11- Restinga Velha Tristeza
180 - Diário
188 - Assunção
Origem: Bairro Menino Deus/av Praia de Belas
178 - Praia de Belas
Origem: Protásio Alves
492 - Petrópolis/Sesc
Origem: av Ipiranga
T1 - Transversal 1
T1D - Direta
Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).
Outras informações no fone 156 e www.poatransporte.com.br.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.