Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de setembro de 2016

Pão caseiro é ensinado em oficina no Acampamento Farroupilha

14/09/2016 17:38:37

Foto: Divulgação/PMPA
Passo a passo da receita foi mostrado em forno campeiro
Passo a passo da receita foi mostrado em forno campeiro
Foto: Divulgação/PMPA
As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20 de setembro
As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20 de setembro
O CTG Laço da Querência, do Clube do Professor Gaúcho, abriu as porteiras do seu galpão no Acampamento Farroupilha para ensinar turistas e porto-alegrenses como preparar pão caseiro. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 14, e faz parte da programação do Turismo de Galpão.

No comando dos ingredientes e do forno campeiro, Zeli de Castro Moreira mostrou o passo a passo da receita que aprendeu com a mãe.  Entre as dicas valiosas que repassou aos participantes, Zeli contou que retira a brasa do forno campeiro e assa o pão apenas com o calor. “O forno está pronto quando as paredes internas estão vermelhinhas”, disse. Para fazer no forno a gás ou elétrico, segundo a instrutora, a temperatura deve ser 180 graus. Independente do tipo de forno, o pão leva em média de 35 a 40 minutos para assar. 

Outro segredo de Zeli é o deixar o fermento crescer. “Misturo um pouquinho de água morna, açúcar e um colher de fermento biológico e deixo crescer”, revelou.  Atentas as dicas da cozinheira, Maria Neusa Plinio Pineiro e Shirlei Regina Vilar da Costa Pineiro, sogra e nora, receptivamente, gostaram da atividade. “O pão fica com um sabor diferente, vou tentar fazer em casa”, comentou Maria.
 
A mineira Ana Paula da Silva Lara, que chegou em Porto Alegre no dia 12 para conhecer o Acampamento Farroupilha, aprovou a experiência. “Ano passado estive aqui em março e falaram para eu visitar a cidade durante o Acampamento Farroupilha”, comentou. Sobre a iguaria campeira, a mineira não titubeou: Adorei e vou fazer em Minas.
 
Receita- Zeli começou a receita com o preparo do fermento e na sequência misturou um quilo de farinha de trigo com quatro colheres de açúcar e uma colher de sal. Depois acrescentou um ovo e quatro colheres de óleo e mexeu bem. O próximo ingrediente adicionado foi o fermento. O passo seguinte foi amassar a mistura e deixar descansar por uma hora, após este tempo sovou novamente e o colocou na forma e deixou crescer. Depois levou ao forno aquecido. A receita rende dois pães.
 
Oficinas – As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20. A maioria das atividades é gratuita, e algumas têm intérprete para inglês e espanhol. A programação do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info. As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. 
 
O local é o ponto de referência e de informações sobre toda a programação para os visitantes que são atendidos por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol). Ali também são disponibilizados materiais impressos sobre as atividades, mapa com a localização dos galpões que participam do Acampamento Farroupilha, além de informações turísticas da cidade. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente, das 9h às 22h. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 
Festival -Uma das atrações deste ano é o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O custo será de R$ 20, por porção. 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.