Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2016

Mostra de Danças Gaúchas é atração no Acampamento Farroupilha









O Acampamento Farroupilha, localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), recebe de 3 a 9 de setembro, às 20h, a segunda edição da Mostra de Danças Gaúchas. A iniciativa contará, este ano, com apresentação de danças, shows instrumentais e ciranda escolar no palco principal. Serão sete dias de espetáculos gratuitos para se resgatar o folclore gaúcho.
No palco, as danças gaúchas estarão representadas pelos grupos: CTG Lenço Colorado, dia 4; CTG Caminhos do Pampa, dia 5; CTG Vaqueanos da Tradição, dia 6; CTG Tiarayú, dia 8 e CTG Gildo de Freitas e Delegación Chamamecera de La Provincia de Corrientes, dia 9. Além disso, no primeiro dia de evento haverá show Instrumental de Aloisio Rokemback, dia 3 e no feriado do dia 7, Show com Luiz Marenco.
O evento, que integra oficialmente a programação da Semana Farroupilha de Porto Alegre, faz parte da segunda edição do projeto cultural Mostra de Dança,Teatro e Circo, que tem o patrocínio Master do Atacadão. A realização é do Ministério da Cultura e produção cultural da Danna Produções.
O objetivo do Projeto é apresentar o tema folclórico do Rio Grande do Sul, através do teatro, do circo e da dança, como forma de inserir a cultura no cotidiano do público participante e de promover o acesso aos bens imateriais, além de incrementar a divulgação da cultura popular do Estado.
Em 2015, 80 mil espectadores que visitaram o Acampamento Farroupilha, puderam conferir a Mostra de Danças Gaúchas, que ocorreu entre os dias 09 e 19 de setembro, e contou com 10 apresentações de grupos artísticos reconhecidos no Estado. Entre os grupos de dança, que estiveram presentes na ocasião e este ano já confirmaram presença estão: o CTG LENÇO COLORADO, do Sport Club Internacional, que retratou através de sua apresentação toda a influência dos espanhóis na cultura gaúcha; o CTG Vaqueanos da Tradição; o CTG TIARAYÚ, que mostrou toda a reverência e amor às tradições gaúchas e o CTG GILDO DE FREITAS, com a sua alegre invernada juvenil, que apresentou a saga que o homem do campo enfrenta com a falta de água.
Saiba mais sobre as danças gaúchas
Originárias da Espanha, nos séculos XVII e XVIII, as danças gaúchas são consideradas uma das mais antigas danças populares brasileiras.
O processo de formação do Rio Grande do Sul se deu dois séculos e meio após o descobrimento do nosso país, apenas em 1772, sendo o Estado mais meridional da União sentiu todas as influências da profunda mestiçagem cultural que dois séculos de povoamento haviam formado o nosso país.
Inicialmente, as danças, integravam só as festas regionais do Rio Grande do Sul, e atualmente são praticadas e divulgadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore gaúcho, pois são 23 Estados brasileiros, além dos Estados Unidos e Paraguai que comportam os Centros Tradicionais Gaúchos (CTG’s).
Uma das características principais é o de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão abertura para que todos durante a execução das coreografias possam extravasar a sua teatralidade.

Sobre a Mostra de Dança, Teatro e Circo

A “Mostra de Dança, Teatro e Circo” tem por objetivo levar a arte aos locais com acesso gratuito incentivando a integração desse tema no cotidiano das pessoas. A ideia é priorizar o coletivo abordando diferentes linguagens artísticas e fornecendo oportunidades para explorar o circo, a dança e o teatro.
A Mostra tem ainda a meta de gerar emprego e renda para artistas, produtores e técnicos, além da contratação de serviços locais. Além de oferecer uma variada gama de espetáculos de danças, teatro e circo à população, promovendo a valorização e o intercâmbio de artistas cênicos no Rio Grande do Sul, disponibilizar oficinas gratuitas com interlocuções dos artistas nas praças de apresentação. O projeto possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade.
Sobre o Patrocinador - Atacadão
Maior atacadista de alimentos do Brasil, o Atacadão está presente em todos os estados brasileiros e tem o melhor preço comprovado do país, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen entre janeiro e fevereiro de 2016*. Atualmente, são 127 unidades de autosserviço e 22 centrais de atacado, que garantem o abastecimento de comerciantes e consumidores finais. Responsável pela gestão da bandeira Supeco no país, com uma unidade no interior de São Paulo, o Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour, companhia com sólida atuação multiformato e mais de 75 mil funcionários. O Grupo Carrefour chegou ao país há 40 anos e está presente na rotina dos brasileiros por meio dos formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o Grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina. Visitewww.atacadao.com.br.

Confira a agenda de apresentações no Acampamento Farroupilha:
· 03/09 – 20h – Instrumental Aloisio Rokemback
· 04/09 – 20h - CTG Lenço Colorado
· 05/09 – 20h - CTG Caminhos do Pampa
· 06/09 – 20h - CTG Vaqueanos da Tradição
· 07/09 – 20h – Show com Luiz Marenco
· 08/09 – 20h - CTG Tiarayú
· 09/09 – 20h - CTG Gildo de Freiras e Delegación Chamamecera de La Provincia de Corrientes

Serviço:
Mostra de Dança, Teatro e Circo

Data: 03 a 09 de setembro de 2016
Horário: 20h
Local: Palco principal – Parque da Harmonia – POA
Endereço: Avenida José Loureiro da Silva, 159 - Centro Histórico
Valor: Entrada Franca
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal
Patrocínio Máster: Atacadão
Apoio: Danna Produções.
Telefones: (51) 81815664/ 84125336

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 9370 0619