Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2016

Festival Comida de Galpão será aberto ao público nesta terça



Foto: Divulgação/PMPA
Pratos serão servidos entre 11h e 21h no Espaço de Hospitalidade Pratos serão servidos entre 11h e 21h no Espaço de Hospitalidade
Novidade levada pelo projeto Turismo de Galpão ao Acampamento Farroupilha deste ano, o 1º Festival Comida de Galpão oferecerá ao público do evento nesta terça-feira, 20 de setembro, opções gastronômicas da culinária campeira preparadas por 13 criativos cozinheiros da Capital. Os pratos serão servidos no Espaço de Hospitalidade/Turismo de Galpão, entre 11h e 21h, a R$ 20 a porção. O Espaço de Hospitalidade fica localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.
 
No evento gastronômico, o público poderá ver de perto os profissionais aplicando sua leitura contemporânea em produtos genuinamente gaúchos, aliando à sua criatividade a simplicidade e a autenticidade da comida de galpão.  As especialidades serão servidas em bancas, no estilo comida de rua em versão gaudéria.
 
Idealizado pela gaúcha Clarice Chwartzamnn, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, que tem promovido a gastronomia e a tradição gaúcha pelo país em cursos de churrasco para mulheres, o 1º Festival Comida de Galpão tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) no resgate e valorização da gastronomia como uma das mais expressivas manifestações da cultura gaúcha.
 
O projeto Turismo de Galpão é realizado no Acampamento Farroupilha desde 2013, abrindo as portas de piquetes parceiros na oferta ao público de oficinas e atividades ligadas às tradições gaúchas. O projeto  é uma iniciativa da SMTUR e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. A maioria das atividades é gratuita, e algumas têm intérprete para inglês e espanhol.
 
A programação completa das oficinas e atividades do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info ou diretamente no Espaço de Hospitalidade.

Cozinheiros programados para o dia 20 de setembro e seus respectivos cardápios:
 
Manhã (das 11h às 16h)
Gabriela Zilio – Costela defumada e arroz cremoso de queijo colonial
Allan Santos – Rabanada com Mel Campeiro
Simara Garcia – Purê de aipim com ragout de vitela e farofinha de banana
Ramiro Saldanha – Cordeiro desfiado com batata dos pampas
Raphael Dittrich – Porco assado em baixa temperatura, moranga, picles e azeite defumado.

Tarde (das 16h às 21h)
Glauber Santos e Charles Mendes – Arroz de vazio e aipim crocante
Aky’re Moura – Peixe na taquara e vinagrete
Zuleica Correia – Pudim de Leite
Israel Bertamoni e Tiago Venturella – Matambre recheado com moranga caramelada, farofa de milho, salada de trigo e espuma de erva mate.
Marília Fernandes e Fran Garzella – Sanduíche de paleta de porco com chicória de alho, queijo colonial e mostarda de bergamota.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.