Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de setembro de 2016

Chimarrão e culinária campeira são atração do Turismo de Galpão


Foto: Divulgação/PMPA
A bebida típica será ensinada em três oficinas nesta sexta-feira A bebida típica será ensinada em três oficinas nesta sexta-feira
Símbolo da hospitalidade do povo do Rio Grande do Sul, o chimarrão será tema de oficinas do Turismo de Galpão nesta sexta-feira, 16. Os visitantes do Acampamento Farroupilha também poderão aprender sobre gastronomia gaúcha. O projeto, ainda, oferece atividades que contam a história e lendas do Estado.
A programação começará às 11h, com duas oficinas que ensinam a preparar a bebida típica dos gaúchos, realizadas pelo Piquete Tropeiros do Asfalto e CTG Lanceiros da Zona Sul. No mesmo horário, o Piquete Laços de Sangue abre a porteira e convida os visitantes a fazer um resgate ao passado com a atividade Galpão Rural: Exposição de objetos antigos. Esta oficina será oferecida também nos horários 15h e 19h.
A oficina Carreta e Carreteiro: um pouco da história do nosso pago acontecerá na Fazendinha, às 15h.  No mesmo horário, o Piquete Lendas do Sul mostrará o modo de preparo do bolinho de chuva. Ainda na área da gastronomia, outra iguaria campeira será ensinada, às 15h: pastel de carreira. O quitute será preparado pelo Piquete Panela de Gancho, que também irá fazer café de chaleira.
O Piquete Estância das Águas realizará duas atividades nesta sexta-feira. A primeira ocorrerá às 15h e contará a origem do chimarrão e como fazer a bebida. Já a segunda oficina da entidade tradicionalista será às 19h e abordará as lendas e histórias do Estado. O legítimo churrasco gaúcho será tema da oficina do DTG 12 de Outubro, também às 19h.
As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O local é o ponto de referência e de informações sobre toda a programação e de recepção aos visitantes que são atendidos por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol). Ali também são disponibilizados materiais impressos sobre as atividades, mapa com a localização dos galpões que participam do Acampamento Farroupilha, além de informações turísticas da cidade. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente, das 9h às 22h.
O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. A maioria das atividades é gratuita, e algumas terão intérprete para inglês e espanhol. A programação completa do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info.
Festival - Este ano, o projeto traz como uma das atrações o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como 'A Churrasqueira', que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O custo é de R$ 20, por porção.
Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.



/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.