Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de agosto de 2016

Turismo de Galpão qualifica entidades para oficinas

Foto: Divulgação/ PMPA

Entre as qualificações estão hospitalidade, saúde e boas práticas alimentares

Entre as qualificações estão hospitalidade, saúde e boas práticas alimentares
Representantes das 40 entidades tradicionalistas que compõem o projeto Turismo de Galpão receberam dicas de como bem-receber os visitantes e de vigilância sanitária na noite dessa segunda-feira, 29. A atividade, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), encerrou a qualificação dos parceiros do projeto. A capacitação, gratuita, é oferecida desde 2013 pelo projeto que entra em sua quinta edição oferecendo aos visitantes do Acampamento Farroupilha oficinas com conteúdos da cultura gaúcha. O evento acontecerá no Parque Harmonia, de 3 a 20 de setembro.

Os 45 integrantes das entidades tradicionalistas participaram de uma bate papo com representantes do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde para debater o tema, complementando o curso de boas práticas alimentares ministrado pelo Senac, parceria buscada pela SMTUR. O grupo assistiu ao workshop de hospitalidade e bem-receber, realizado pela a equipe da Escola Social de Turismo da SMTUR, e receberam noções básicas sobre o que é atividade turística e sua cadeia produtiva, além de informações atualizadas dos principais atrativos da cidade.

Participando pela primeira vez do projeto, Magda Rejane dos Santos e Roges Natalio Lírio do Piquete Morandi avaliaram como positivo o processo da qualificação. “A aprendizagem traz melhorias para o nosso piquete, qualificando o nosso trabalho”, comentou Magda. Ansioso para realizar suas oficinas, o casal acredita que o Turismo de Galpão contribui para a valorização da cultura gaúcha. “Queremos que o visitante entenda um pouco da nossa cultura, pois quando a pessoa entende algo novo passa a gostar também”, disse Lírio.

Conhecida principalmente por sua tradicional oficina de bolinho de chuva, Maria da Graça Spíndola do Piquete Lendas do Sul também acredita que o Turismo de Galpão seja fundamental para repassar os costumes dos gaúchos. “As pessoas gostam bastante das oficinas e acabam retornando no galpão, e assim já fizemos amizades com pessoas de outros estados e do exterior”, contou Maria que participa desde a primeira edição do projeto em 2013.
 
Turismo de Galpão – Iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha, o Turismo de Galpão oferecerá 158 oficinas a partir deste sábado, 3.  Aprender o preparo de pratos da culinária regional e o chimarrão, a forja e a afiação de facas, danças folclóricas, atividades campeiras, jogos, detalhes da indumentária típica de peões e prendas, os usos e costumes do campo são algumas das opções de oficinas rápidas e práticas que estarão abertas ao público. A maioria será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês, espanhol, alemão e francês. O projeto realizará também caminhadas guiadas pelo Parque Harmonia. Na área do parque, o ponto de referência do Turismo de Galpão será o Espaço de Hospitalidade, galpão localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho e especialmente ambientado para receber visitantes e as inscrições para as oficinas. 

Comida de Galpão – Esta edição do Turismo de Galpão traz como uma das atrações o 1º Festival Comida de Galpão. Idealizado por Clarice Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, o evento reunirá, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público.

Linha Turismo – Outra novidade é que o city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.



/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.