Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de agosto de 2016

PARA QUE SERVE A ARTE E A CULTURA? (3)

via perfil Marcelo miguel do Facebook

Por incrível que pareça, a ARTE E A CULTURA também servem para gerar emprego e renda.
Aliás, atualmente 5% de todos os produtos exportados no globo terrestre tem ligação direta com a chamada industria da cultura.
No Brasil por exemplo, A CULTURA gera muito mais emprego e renda do que muitos setores consagrados, como a industria automobilística, o setor de eletro-eletrônicos, a industria naval, a industria moveleira, entre outras.
Só o ARTESANATO no Brasil emprega aproximadamente 10 milhões de pessoas, sendo que infelizmente a grande maioria deste contingente, está atuando no mercado informal, ou seja, sem carteira assinada.
Hoje a chamada industria criativa, que engloba a ARTE E A CULTURA, é o terceiro maior segmento do planeta, perdendo em termos de geração de riquezas apenas para a INDUSTRIA DO PETRÓLEO e a INDUSTRIA ARMAMENTISTA.
Segundo o IBGE em pesquisa de 2006, o PIB da cultura esta na faixa de 5.7% do PIB global do Brasil.
O CARNAVAL no Rio de Janeiro por exemplo é responsável por 2.2% do PIB do Estado do RJ, o que equivale mais ou menos a 8,5 bilhões de reais.
Interessante que esta sendo veiculada na TV um comercial enaltecendo o agronegócio e a produção do milho entre outros, apresentando números impressionantes e importantes para o BRASIL. O gozado é que o CARNAVAL DO RIO sozinho gera mais riquezas do que toda a produção do Milho no país, sendo que o CARNAVAL recebe em termos de investimentos públicos 120 vezes menos do que o AGRONEGÓCIO recebe em termos de subsídios.