Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de agosto de 2016

Fim das competições entre projetos no Acampamento Farroupilha

Via blog Léo Ribeiro:

 
Valter Fraga Nunes, palestrando sobre Tropeirismo no
Fraternidade Gaúcha
 
Gostaria de saudar, na figura do amigo Giovani Tubino, Coordenador da Tradição e do Folclore da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, toda a Comissão dos Festejos Farroupilhas por terminar com as disputas entre os galpões, no que tange aos projetos culturais apresentados.
 
Os mesmos continuarão sendo avaliados e TODOS receberão o certificado, que não deixa de ser uma premiação, intitulada Simões Lopes Neto, ou seja, a obrigatoriedade de apresentação dos projetos continua, o que termina é a disputa entre eles. 
 
No ano passado fui um dos que questionaram tal concurso em face de seu dúbio regramento onde a subjetividade imperava.
 
Vejam bem:
 
Em 2015 nosso galpão Fraternidade Gaúcha apresentou o tema Tropeirismo e levamos como palestrante o experiente Valter Fraga Nunes, que ministra uma palestra de suma importância sobre tal atividade que marcou época em nosso Estado. A nota dele, na avaliação dos encarregados, foi máxima, ou seja, dez.
 
Por coincidência um CTG tinha o mesmo tema (tropeirismo) e também levou o amigo Valter para ilustrar este trabalho que, novamente e merecidamente, acabou levando nota dez.
 
Para nossa surpresa este CTG acabou classificando-se em terceiro lugar entre os mais de 300 galpões do acampamento e nós... não ficamos nem entre os quarenta melhores.
 
Na época questionei o resultado e  somente ontem fui saber os "critérios" de desempate, mas é melhor nem expô-los aqui para não causar risos.
 
A verdade é que projetos diferentes não podem competir em condições de igualdade. Como vou avaliar poesia com gastronomia? ... e com avaliadores distintos entre os galpões?
 
Por isso, e novamente, parabéns ao Giovani, ao Ademir (da Acamparh), ao MTG, ao IGTF, e a todos que labutam para aprimorar este que é um dos maiores acontecimentos de nossa cidade.