Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de julho de 2016

Sopapo Poético - edição de julho/2016

 

 

Na edição de julho de 2016, o Sopapo Poético destaca o protagonismo das mulheres negras em suas variadas esferas de atuação, sobretudo artística e social.
Como acontece em todos os anos, no mês de julho, o sarau é dedicado ao Dia da Mulher Negra, celebrado nacionalmente em 25 de julho, data que consagra a trajetória da líder quilombola Teresa de Benguela. Na mesma data também é comemorado, em nível continental, o dia da mulher afro-latino-americana e caribenha. Ambas as celebrações ratificam o protagonismo das mulheres na afirmação da cultura e na reivindicação dos direitos do povo negro em África e na diáspora africana.


No centro do grande círculo da poesia, haverá uma breve dinâmica, conduzida pela convidada Carmen Lima, atriz bonequeira e contadora de histórias, onde os papeis das mulheres presentes serão reavaliados, valorizados e renovados. A atividade contará com a participação das sopapeiras Pâmela Amaro, Lilian Rocha, Cristina Yami, Delma Gonçalves, Fátima Farias, Kyzzy Barcelos e Sílvia Ramão.

 

No cesto de poemas, a produção poética feminina negra gaúcha, destacando-se os textos das autoras do livro Pretessência.


CARMEN LIMA é professora, contadora de histórias, atriz bonequeira e festeira infantil. Dedica-se à pedagogia, atuando na rede estadual de ensino há 16 anos, onde, atualmente, realiza contações para alunos de 6 a 17 anos. Participou de vários grupos teatrais, do programa de TV infantil (Pandorga) e integra o Coletivo de Arte Bando de Brincantes com espetáculos teatrais, literários e musicais. Paralelamente, realiza atividades com o Grupo de Contadores de Histórias Mentes Literárias, cujo objetivo é homenagear, em vida, autores, escritores e ilustradores do Rio Grande do Sul.


SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

Pedimos aos pais/responsáveis que levem lanche para os seus filhos.

CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados. Neste mês, haverá uma seleção especial com vídeos da grande líder negra Luíza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, falecida em 12/07/2016.



FEIRA AFRO

A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Solicitamos aos que puderem que tragam almofadas, para melhor acomodação do público presente.


crédito da foto: Lia Rodrigues

 

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

Edição especial Dia da Mulher Negra

Convidada: Carmen Lima

Quando: terça-feira, 26 de julho, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS.


ENTRADA FRANCA

 

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449


Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Cine Kafuné

SINDIPRETO - Sindicato dos Petroleiros

Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)