Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de julho de 2016

Espetáculos do Dançapontocom têm entrada gratuita neste domingo

Foto: Raquel Basso/Divulgação PMPA
Ânima Companhia de Dança apresenta Acuados
Ânima Companhia de Dança apresenta Acuados
O 6º Festival Dançapontocom, promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura, tem programados para este domingo, 10, espetáculos, intervenção e performances. O coletivo de dança Anatome começa às 12h no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307). Também será apresentada a Mostra Grupo Experimental de Dança, às 20h. Ainda será apresentada a performance Acuados, às 21h na Sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307). Os espetáculos têm entrada gratuita.

No saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307), às 18h30, haverá a intervenção Serenata, com Richard Salles de Verônica Prokopp. E também a performance Tênue, com Jussinei Lorde.

Anatome - O espetáculo de dança urbana coloca em cena a relação entre o homem e sua cidade, tendo como inspiração a vida e obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna. Trabalha sobre os movimentos da cidade e lança mão de recortes das danças urbanas e teatrais ao apropriar-se dos repertórios e vivências dos bailarinos. As imagens digitais inspiradas nas obras de Basquiat, adaptadas ao cenário, complementam a beleza deste espetáculo, concebido para ser apresentado em espaços alternativos, contaminado pela contemporaneidade da cidade, por suas cores, emoções e sentimentos primitivos.

Ficha Técnica 
Bailarinos criadores: Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da Rosa, Douglas Vargas, Guilherme Silva, Leonardo Patro, Leslie Taube, Roberto Mendes e VJ Fabiano Gummo.
Concepção e direção: Carlota Albuquerque
Assistente de direção: Cristina Pereira
Iluminação: Guto Grecca
Trilha sonora: Driko Oliveira
Produção: Cristina Pereira e Joana Willadino
Coordenação Geral Canoas Coletivo de Dança: Joana Willadino

Acuados - É um espetáculo de dança contemporânea que busca ressaltar, denunciar e sensibilizar diferentes públicos para a questão da violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico e os desdobramentos que esta violência gera na família e nas relações sociais dos envolvidos.
Procura–se em Acuados retratar o nível de submissão envolvido nas relações violentas, que leva à quebra da personalidade e da autoestima dos indivíduos. Personagens se confundem na busca de sensações de inferioridade, e os reflexos destas sensações nos movimentos de uma dança, que propõe que o público acompanhe e sensibilize-se ao vislumbrar, poética e esteticamente, o que não passa de dor e injustiça.

Ficha Técnica
Direção geral e coreográfica: Eva Schul
Ensaiadora: Viviane Lencina
Intérpretes Criadores: Driko Oliveira, Bianca Dias Weber, Emily Chagas, Everton Nunes, Fernanda Santos, Jackson Conceição
Produção: Luka Ibarra e Ana Paula Reis/Lucida Desenvolvimento Cultural
Iluminação: Guto Greca
Trilha sonora: Leonardo Dias
Figurinos: Luciane Soares
Cenografia: Rodrigo Shalako

Serenata - Ante a hipnose cotidiana, o homem adormecido perde suas referências de tempo e espaço. E é no olho do furacão que este mesmo homem pode encontrar o instante do encantamento. O tempo-espaço suspensos no agora.
 
Tênue - O performer busca vivenciar no tempo-espaço a desconstrução de gênero em relação a si próprio, partindo de tentativas de descoberta das possíveis manifestações do feminino num corpo masculino, explorando estes limites no seu próprio corpo. 
 
Conheça a programação completa no site www.dancapontocom.com
 
Outras informações 
Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307)
Usina do Gasômetro, 6º andar, sala 605 (av. João Goulart, 551)
Telefones: (51) 3289-8124 / 8126 / 8065 / 8063 

/cultura /danca
Texto de: Thiago Silva (estagiário) / Supervisão: Maristela Bairros
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.