Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de junho de 2016

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE JUNHO/2016



SOPAPO POÉTICO RECEBE A BAILARINA E COREÓGRAFA IARA DEODORO


Dando continuidade à programação mensal de 2016, o SOPAPO POÉTICO, na edição de junho, tem a honra de receber no centro do grande círculo da poesia negra a coordenadora do Instituto Sócio-Cultural Afro-Sul Odomodê, bailarina e coreógrafa, Iara Deodoro.


A atividade acontece no próximo dia 28, última terça do mês, com entrada franca, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó.

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.



IARA DEODORO

Maria Iara Santos Deodoro, nascida em 25/09/1955, é assistente social e pós-graduada em educação popular. Bailarina e coreógrafa há mais de 40 anos, é fundadora do grupo de dança Afro-Sul, que este ano completa 42 anos de existência. Em sua trajetória, coreografou e dirigiu 25 espetáculos do grupo de dança. Apaixonada por carnaval, foi porta-bandeira e temista por muitos anos na Escola de Samba Garotos da Orgia. Durante 28 anos consecutivos, participou com a ala Afro-Sul em diversas escolas de samba no Carnaval de Porto Alegre. Iara é coordenadora do Instituto Sócio-Cultural Afro-Sul Odomode, entidade porto-alegrense voltada para cultura negra, com atenção especial para crianças, adolescentes e suas famílias.



SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.



FEIRA AFRO

A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.



CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.



SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

Edição de junho de 2016

Convidada: Iara Deodoro

Quando: terça-feira, 28 de junho, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS


ENTRADA FRANCA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Cine Kafuné

SINDIPRETO - Sindicato dos Petroleiros

Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)