Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de junho de 2016

Obra financiada pelo Fumproarte é finalista do Livro do Ano

Foto: Divulgação/PMPA
Nega Lu, uma dama de barba mal feita reconstitui a trajetória de Luiz Bastos Nega Lu, uma dama de barba mal feita reconstitui a trajetória de Luiz Bastos
Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita, livro de Paulo César Teixeira com financiamento do Fumproarte está entre os finalistas para o Prêmio Ages - Livro do ano na categoria não-ficção. A obra foi lançada na 61º Feira do Livro de Porto Alegre, ano passado. Os vencedores do prêmio da Associação Gaúcha de Escritores serão divulgados no dia 5 de agosto, sábado, em cerimônia no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
 
O autor, Paulo César Teixeira, explica que em Nega Lu, a exemplo de suas obras anteriores, busca reconstituir ambientes urbanos. Mesmo estando entre os indicados, ele não se considera um escritor. "Eu não me considero um escritor, eu me considero um jornalista que escreve livros. Eles são as minhas grandes reportagens". disse. Para o autor é uma grande honra a indicação. "Ser indicado é uma grande honra, porque é um reconhecimento enorme ver o livro sobre essa grande personagem diante da associação e de outros escritores", enfatizou Teixeira. 
 
Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita reconstitui a trajetória de Luiz Airton Farias Bastos (1950/2005), homossexual negro que ganhou notoriedade na cena cultural e boêmia da capital gaúcha entre os anos 1970 e 1990 como personagem irreverente e inovadora, capaz de antecipar algumas das conquistas sociais e comportamentais que só viriam a se consolidar na segunda década do século 21. O livro tem produção fotográfica de Tânia Meinerz e design gráfico de Clô Barcellos.
 
 


/cultura /fumproarte /literatura
Texto de: Thiago Silva (estagiário) / Supervisão: Cleber Saydelles
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.