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2 de junho de 2016

Abertas as inscrições para o Edital Natura Musical 2016



O edital é financiado pela Pró-Cultura RS – LIC e as inscrições deverão ser feitas até às 23h59 do dia 24 de junho, exclusivamente pelo site natura.sponsor.com

A diretora de Economia da Cultura, Erica Lewis (E), a gestora de Marketing Institucional da Natura, Fernanda Paiva (C) e o coordenador do pró-Cultura RS, Rafael Balle (D) Foto: Roberta Amaral

A diretora de Economia da Cultura, Erica Lewis (E), a gestora de Marketing Institucional da Natura, Fernanda Paiva (C) e o coordenador do pró-Cultura RS, Rafael Balle (D)
Foto: Roberta Amaral

A diretora de Economia da Cultura, Erica Lewis, e o coordenador do pró-Cultura RS, Rafael Balle, participaram na noite de quarta-feira (1º) de um bate-papo com a gestora de Marketing Institucional da Natura, Fernanda Paiva, sobre o Edital Natura Musical 2016 – Rio Grande do Sul. O encontro, que reuniu artistas e produtores no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, serviu para explicar as regras que, este ano, terá financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no valor de R$ 800 mil.
Os Editais Natura Musical, que irão selecionar novos trabalhos (CDs, DVDs e outros) e propostas de registro e difusão (filmes, livros, pesquisas, digitalização de acervos e outros produtos culturais) com foco em música brasileira, apoiam projetos de todo o Brasil por meio da Lei Rouanet e das leis estaduais de incentivo à cultura da Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.
COMO PARTICIPAR
As inscrições deverão ser feitas até às 23h59 do dia 24 de junho, exclusivamente pelo site natura.sponsor.com contendo todas as informações obrigatórias, incluindo os anexos.
TIPOS DE PROJETOS
Lançamento de novos trabalhos: artistas novos e consagrados que preparam lançamento de trabalhos com repertório ou conteúdos inéditos, os projetos dessa categoria podem contemplar produção de produto cultural, shows e ações de lançamento, conteúdos audiovisuais e estratégia de comunicação para divulgação.
Registro e difusão: projetos de registro de artistas, gêneros ou movimentos culturais tradicionais, históricos ou contemporâneos que contribuam para a identidade musical brasileira. Poderão contemplar documentários, exposições, pesquisas e mapeamentos, publicações, acervos, plataformas de conteúdo e registro audiovisual.
Voto Popular: artistas em início de carreira que desejam lançar 1º ou 2º álbum, essa categoria pode contemplar lançamento de novo álbum, prensagem e estratégia de distribuição digital, shows e ações de lançamento, conteúdos sobre o projeto, produção de clipes e registros audiovisuais. Essa categoria é exclusiva para projetos da Lei Rouanet.
CRITÉRIOS
O Natura Musical busca projetos que combinem a diversidade dos ritmos brasileiros com conceitos sonoros universais, que transitem entre o tradicional e o contemporâneo e que sejam capazes de valorizar nessa mistura criativa uma beleza que encanta e desperta o interesse das pessoas.
Além da adequação a esse conceito do programa, os critérios para a seleção dos projetos são: Relevância cultural, Excelência, Potencial de mobilização, Visibilidade, Viabilidade de execução, Democratização do acesso, Inovação e Relação Custo x Benefício.
ANEXOS OBRIGATÓRIOS
Planilha orçamentária: no orçamento do projeto, devem ser considerados todos os custos com impostos, seguros, direitos autorais, divulgação, contabilidade, sempre respeitando os limites definidos pelas leis de incentivo, em especial sobre os gastos administrativos e de comunicação. Serão aceitas apenas planilhas utilizadas nas leis de incentivo à cultura ou no modelo disponível neste edital (clique aqui para baixar o modelo de planilha orçamentária).
Plano de comunicação: o plano de comunicação deve conter todas as ações previstas para comunicação e divulgação do projeto, assim como a periodicidade. Serão aceitos arquivos em Word ou PDF.
Materiais de referência: para as categorias Lançamentos de Novos Trabalhos e Voto Popular: deve ser anexado no formulário eletrônico, em formato mp3, pelo menos uma gravação de faixa que represente o projeto proposto.
Para a categoria Registro e Difusão: recomenda-se o envio de links ou arquivos de conteúdo em áudio, vídeo ou texto com referências sobre o projeto, como por exemplo, entrevistas, making of, referências visuais, projetos gráficos, entre outros.