Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de maio de 2016

Cultura independente garante identidade da nação

Causou comoção nacional o anúncio da possível fusão dos Ministérios da Cultura e da Educação, veiculado em todos os veículos de comunicação do país, na noite da segunda-feira. Tem razão de ser esta perplexidade diante de um retrocesso absurdo no que toca a reunir, novamente, os campos de igual importância, mas de evidentes diferenças da Educação e da Cultura.

Omanifesto lançado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas foi taxativo ao se posicionar contra a extinção do Ministério da Cultura ou à sua fusão com qualquer outra pasta do Executivo federal.

O Ministério da Cultura, em seus 31 anos de existência, tem permitido que os mais de 5 mil municípios do país vivam o fazer cultural de forma sistêmica, dando voz para toda a diversidade de expressões artísticas, ao mesmo tempo que permite o controle do contribuinte no uso de recursos públicos. A Cultura tem de ser independente, porque o mundo contemporâneo já a consagrou como importante agente do desenvolvimento de comunidades e sociedades. A Educação, a nosso ver, permite a formação do indivíduo, enquanto a Cultura cuida de preservar e cultivar a espontaneidade das diferentes ações que garantem a identidade de uma nação.

Os gestores da Cultura esperam, portanto, que ela mantenha as conquistas consagradas ao longo dessas três décadas. Caso esta independência seja extinta, corremos o risco de ver paralisados todos os projetos em andamento que beneficiam as nossas cidades do Interior e as nossas capitais. Porto Alegre, por exemplo, tem, em andamento, através do PAC — Cidades Históricas, programa que canaliza recursos para obras indispensáveis para a memória, para o turismo e para a economia, os restauros no Mercado Público, na Praça da Alfândega e na Praça da Matriz, além de permitir que se implantem a Cadeia Produtiva do Carnaval e o Projeto de criação da sede própria da Terreira da Tribo, entre outros projetos. São R$ 35 milhões em recursos que não existiriam caso o Ministério da Cultura não tivesse sua autonomia.

Sem esta autonomia, certamente vivenciaremos uma estagnação das realizações culturais com o possibilidade de não conclusão do que está sendo concretizado. Fazemos um apelo à sociedade e à comunidade cultural para que se manifestem das mais diversas formas a favor da Cultura e a favor do Ministério da Cultura, para que o retrocesso da fusão, absolutamente nefasto para todos os brasileiros, não ocorra neste momento tão delicado para a Nação.
Roque Jacoby
Secretário da Cultura de Porto Alegre

*Artigo originalmente publicado no Correio do Povo de 11 de maio de 2016.
  


/artigo
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.