Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de abril de 2016

Usina do Gasômetro comemora Dia Internacional da Dança


29/04/2016 08:36:51

Foto: Divulgação/PMPA
Escritos da Dança será lançado nesta sexta-feira Escritos da Dança será lançado nesta sexta-feira
Desta sexta-feira, 29, a domingo, 1º, a Usina do Gasômetro recebe uma programação em comemoração ao Dia Internacional da Dança. Entre as atrações está o lançamento da publicação Escritos da Dança organizado por Airton Tomazzoni, Mônica Dantas e Wagner Ferraz quer acontece, às 18h30, no mezanino da Usina. O fim de semana terá ainda, performances, aulas e mostra de trabalhos artísticos.

Criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810). Para além da homenagem, a data propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especificidades e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.

Programação completa

Sexta-feira, 29 - Sala 209 da Usina do Gasômetro com Entrada Franca

13h30  até 14h30 – aula de dança com Bambolê com Vera Carvalho. Esta atividade pretende disponibilizar a prática da dança com bambolê para todos os interessados. Os temas abordados serão a movimentação (e manipulação) fluida do aro, explorando níveis e dinâmicas, assim como truques simples e transições, em pequenas sequências coreográfcas.

14h30 às 15h30 – Fala/café - Alexandra Dias fala sobre seu projeto Solos em Contaminação que está sendo desenvolvido no programa de doutorado em dança na University of Roehampton em Londres/Inglaterra.

15h30 às 16h30 – aulão com Jair Umann e Andrea Spolaor.
16h30 às 17h30– aula/dança contemporânea com Eva Schul;
17h30 às 18:30 – aula Hip Hop 90’s Fresh com Uantpi Flowjack;  O melhor dos Anos 90 na cultura hiphop e no que influenciou na vida das pessoas.
18h30 – Lançamento do livro Escritos da Dança organizado por Airton Tomazzoni, Mônica Dantas e Wagner Ferraz no mezanino da Usina;
Escritos da Dança é um projeto editorial do Centro Municipal de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre através e visa suprir uma lacuna da área editorial relativa ao segmento da dança. Os textos destacam a produção em dança na capital, nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos entre outros, como processos criativos, de pesquisa e de composição, histórico de grupos e cias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas. Neste volume organizados por Airton Tomazzoni, Monica Dantas e Wagner Ferraz, 28 textos e 32 autores.

19h30 – Mostra de trabalhos artísticos;

Bruno Parisoto : La voix du chat noir – Licenciatura em dança na Uergs
Gabriela Correa: Lá, aqui e depois – Licenciatura em Dança na Uergs
Respiro – Turma de Estudos do corpo I/curso de licenciatura em dança UFRGS – Coordenação de Carla Vendramin.
Performance/improviso – Limites com Viviane Lencina e Alexsander Vidateli/ Ânima Cia de Dança.
Performance” Pequenas ações cotidianas de amor e paz” com Carla Vendramin, Luciano Tavares, Eduardo Severino, Luciana Paludo, Thais Pethzold, Cibele Sastre, Xanda Dias, Viviane Lencina, Rubiane Zancan, Mônica Dantas e Luciane Soares.
Fragmento “IN/compatível? “ com Luciano Tavares, Andrew Tassinari, Viviane Gawazee e Eduardo Severino.
 
Sábado, 30, às 18h.
Projeto Luciana Paludo Convida - 2º Edição com Douglas Jung
Local: Sala 209, Às 18h
Ingressos: Inteira – R$ 20 com meia entra no valor de R$ 10
Informações: lupaludo@terra.com.br

Domingo, 1° de maio
II Encontro de Bambolê com Vera Carvalho.
Início às 15h.
Sala 209
Informações: gentependurada@gmail.com

A  realização é de Eduardo Severino Cia de Dança/ Ânima Cia de Dança/ Mimese Cia de dança coisa/ Gente Pendurada e Coletivo de Dança da Sala 209, com apoio da Usina do Gasômetro/ Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Centro de Dança/Coletivo de dança da Sala 209/ Curso de graduação em dança da UFRGS/Esefid /Curso de licenciatura em dança da Uergs/ Café do Mercado.

Outras Informações:
http:// eduardoseverinociadedanca.wordpress.com



/cultura /danca
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.