Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de abril de 2016

Estado anuncia investimento de R$ 2,5 milhões para a cultura



Serão 18 projetos selecionados e cada um receberá R$ 140 mil. As inscrições estão abertas de 14 de abril a 30 de maio.
Nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, lançou o edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC Regional, destinado a contemplar 18 projetos para a realização de Festivais Culturais nas nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul.
07bf0e02-1b41-45cc-a607-85a84dad499f
Pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lança um edital com garantia de vagas por região. Uma vaga é destinada para produtor cultural e atrações artísticas locais, e outra vaga necessariamente produtor e atrações de outro local, com interesse em circular na região escolhida.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado com sede no Rio Grande do Sul. Para isso, é necessário possuir cadastro ou cadastrar-se no Sistema de financiamento da Secretaria da Cultura no site www.procultura.rs.gov.br, todo o processo é online. Os produtores culturais devem estar com o cadastro regularmente habilitado até o dia 30 de maio de 2016.
 O evento de lançamento do edital ocorreu  na Univates em Lajeado, na abertura do Fórum dos Coredes, com a presença de representantes das nove Regiões Funcionais.
O edital
O objetivo do FAC Regional é selecionar Festivais Culturais para receber o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura. São considerados Festivais Culturais eventos artísticos, apresentações e espetáculos de caráter não competitivo e que componham uma mostra da produção de uma ou mais áreas culturais. Podem ser denominados: festival, mostra, ciclo, circuito, entre outros. Podem concorrer projetos nas áreas de Dança, Teatro, Circo, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Culturas Populares, Literatura, Música e Tradição e Folclore.
 O Festival Cultural deverá possuir duração mínima de três dias e ocorrer em pelo menos dois diferentes municípios da Região Funcional selecionada. Além disso, deve prever entrada franca, apresentar na inscrição pelo menos 50% das atrações previstas na programação, definir os locais de realização, com capacidade de público e estrutura. Também deve produzir registro audiovisual do festival, e a realização de ações (oficinas,palestras,seminários, debates), voltadas para a capacitação e compartilhamento da experiência e conhecimento.
 Apresentação FAC Regional