Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de janeiro de 2016

Edição de 15 anos do Fórum Social Mundial movimenta a Capital

Foto: Divulgação/PMPA
Evento começa na terça com expectativa de receber 20 mil participantes
Evento começa na terça com expectativa de receber 20 mil participantes
A edição comemorativa de 15 anos do Fórum Social Mundial começa na próxima terça-feira, 19, em Porto Alegre. Até o dia 23, são esperadas cerca de 20 mil pessoas na Capital para fazer um balanço do evento, realizado pela primeira vez na cidade em 2001, e também apontar novas perspectivas por outro mundo possível.

Nomes como o do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, do filósofo espanhol Manuel Castells e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estão entre os confirmados para esta edição, que contará com cerca de 1 mil atividades espalhadas por diversos pontos da cidade (confira a programação completa). O Parque Farroupilha (Redenção), Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Largo Zumbi dos Palmares e o Parque Harmonia serão os principais espaços de atividades.

O desenvolvimento das cidades, as mudanças climáticas e o Orçamento Participativo, três temas essenciais para o fortalecimento da resiliência de Porto Alegre, estarão contemplados nos debates do Fórum. A crise do capitalismo, participação da juventude, cultura de paz, racismo, integração latino-americana e o combate à xenofobia e à homofobia também estão entre as pautas de destaque do evento.

Aos interessados em participar, as inscrições para o FSM 15 anos podem ser realizadas no site ou também na momento dos debates e custam R$ 20.

Marcas registradas - A tradicional Marcha de Abertura do Fórum está agendada para as 18h do dia 19, com saída do Largo Glênio Peres. A concentração para a caminhada, que segue até o Largo Zumbi dos Palmares, inicia-se às 15h, com discursos de representantes da sociedade civil e movimentos sociais, além de apresentações artísticas. Discursos de autoridades, entre elas o prefeito José Fortunati, também estão previstos a partir das 19h, já no Largo. Shows dos cantores Chico César e Nei Lisboa encerram a programação do primeiro dia. 
 
Outro marca registrada do Fórum, o Acampamento da Juventude também será organizado em 2016. Cerca de 3 mil jovens são esperados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) ao longo do evento. Por conta da infestação do Aedes aegypti, armadilhas para o monitoramento do mosquito foram instaladas no Parque e serão acompanhadas pela Equipe de Vigilância em Saúde de Porto Alegre. Além disso, serão disponibilizados repelentes aos frequentadores do espaço.
 
Um diferencial deste ano também é a disponibilização de uma linha de ônibus que percorrerá os principais espaços de atividades (Parque Harmonia, Assembleia Legislativa, Hotel Embaixador, Redenção, Largo da Epatur e Câmara dos Vereadores). O ingresso para o transporte é gratuito aos que apresentarem o crachá de inscrição. 
 
Programação da Prefeitura - Além da colaboração para a organização do evento, a Prefeitura de Porto Alegre também marcará presença nos debates do FSM 15 anos. A programação, apresentada ao prefeito em reunião nesta sexta-feira, 15, conta, por exemplo, com um balanço das ações na cidades ao longo dos últimos 15 anos, e também com um encontro do Grupo de Apoio em Mega Eventos (Game), que trabalha a conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, com vistas ao planejamento de ações para os Jogos Olímpícos do Rio de Janeiro (confira a programação da Prefeitura no Fórum).
 
No site da Prefeitura ainda estará disponível o mapa com as informações sobre as principais estruturas e programação.
 


/forumsocial
Texto de: Vagner Benites
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.