Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de outubro de 2015

Praça da Alfândega recebe a Feira do Livro a partir desta sexta

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Livreiros organizam as bancas para abertura, às 19h, no Teatro Carlos Urbim
Livreiros organizam as bancas para abertura, às 19h, no Teatro Carlos Urbim
Foto: Divulgação/PMPA
Estande institucional do município divulgará o projeto ReciclaPOA
Estande institucional do município divulgará o projeto ReciclaPOA
Com o tema Livros Ajudam a Pensar, a 61º Feira do Livro de Porto Alegre preenche o Centro Histórico de cultura a partir desta sexta-feira, 30, até 15 de novembro. A abertura oficial será às 19h, na instalação móvel Teatro Carlos Urbim (na avenida Sepúlveda, entre a rua Siqueira Campos e a avenida Mauá). Parceira da Câmara Rio-Grandense do Livro na realização da feira, a Prefeitura de Porto Alegre mobilizou os serviços de infraestrutura para viabilizar o evento, além das ações de conscientização que serão realizadas durante a feira. 
 
A prefeitura estará presente no evento com dois estandes. No espaço institucional do município, o tema será ReciclaPOA. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população para o descarte correto dos resíduos sólidos. A campanha tem como foco a ampliação da separação dos resíduos e o correto descarte. Quem visitar o estande conhecerá a Recicléia, uma elefanta feita de garrafas PET e outros materiais reciclados pela equipe do Serviço de Assessoria Socioambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 
 
Conscientização - O diretor-geral DMLU, André Carús, destaca que o estante temático da campanha ReciclaPOA é mais uma forma que a prefeitura busca para sensibilizar o maior número de pessoas possível para o correto descarte e separação de resíduos. "Este ano, em que Porto Alegre completou 25 anos de implantação da Coleta Seletiva, nossas ações estão focadas na mudança de hábitos. Queremos reduzir o volume de resíduos encaminhados para aterro e dar mais oportunidade de emprego e renda para os cooperados que trabalham com reciclagem nas unidades de triagem", destacou.
 
Um boneco gari sensibilizará os visitantes a fazerem sua parte na manutenção da limpeza da cidade, alertando sobre as penalidades previstas no novo Código Municipal de Limpeza Urbana. Haverá também um display interativo com dicas de como separar corretamente os resíduos recicláveis, orgânicos, rejeito e especiais. Para saber mais sobre a campanha ReciclaPOA acesse o site do DMLU (www.portoalegre.rs.gov.br/DMLU). 
 
Serviços municipais - O DMLU disponibilizou latões de lixo na área do evento e manterá equipe fixa de varrição para os turnos manhã, tarde e noite. Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) intensificou os serviços de manutenção da iluminação e do pavimento na Praça da Alfândega e no entorno. Equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP) realizam vistorias e consertos de lâmpadas, enquanto equipes da Divisão de Conservação de Vias trabalham na manutenção do pavimento, realizando a troca e o assentamento de pedras portuguesas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) executou podas de árvores, limpeza do monumento General Osório e limpeza de toda a Praça da Alfândega.
 
Educação - Todas as escolas da rede municipal de ensino estarão presentes no evento realizando a aquisição de livros para o acervo das suas bibliotecas. Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a prefeitura destina ao programa de incentivo à leitura Adote um Escritor recursos a serem empregados na compra de livros. Os alunos também participarão da programação cultural oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Para utilização durante a feira, os servidores da Smed receberam o Cartão do Servidor, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Pelo terceiro ano consecutivo, o benefício é oferecido como forma de incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros.
 
Outro espaço da prefeitura na 61ª Feira do Livro será compartilhado entre as secretarias de Educação e da Cultura (SMC). Estarão disponíveis os lançamentos da Editora da Cidade e publicações financiadas pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte). Já está agendado, por exemplo, para o dia 10 de novembro, o lançamento do livro Nega Lu, de Paulo Cezar Teixeira, financiado pelo Fumproarte e lançado pela Editora Libretos. A sessão de autógrafos na praça central da feira será às 20h. 
 
Também estão programados os tradicionais lançamentos das coletâneas Poemas no Ônibus e no Trem e Histórias de Trabalho. E a Smed levar para a praça algumas atividades que integram as comemorações dos 60 anos da secretaria. No dia 10 de novembro, às 18h, haverá sessão de autógrafos do livro Professor Excelência 2014, no Memorial do Rio Grande do Sul, e, no dia 11, às 8h30 e às 13h20, no Teatro Carlos Urbim, acontece o Festival de Contadores de Histórias na 2ª edição do Porto Leitura Alegre.  
 
61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Patrono - O escritor, compositor e poeta Dilan Camargo será o patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.  A escolha considera aspectos como qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade; e serviços prestados ao livro. Dilan Camargo participou da criação da Cooperativa de Escritores e do Grupo Vereda, da fundação da Associação Gaúcha de Escritores, foi membro do Conselho Estadual de Cultura, ministrou por anos oficinas de poesia no Instituto Fernando Pessoa, organizou três antologias de poesia do Rio Grande do Sul editadas pela Assembleia Legislativa, foi apresentador do programa de entrevistas Autores e Livros na TV Assembléia, escreveu mais 80 letras de música e teve encenada uma de suas peças de teatro sob a direção de Carlos Carvalho. Também foi secretário de estado adjunto da Cultura.

Dilan Camargo recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 2008 com o livro BrinCriar. Suas obras mais recentes são de 2014, Um Caramelo Amarelo Camarada, Álbum da Fé-Li-Cidade II e Rimas pra Cima. Ele é natural de Itaqui no Rio Grande do Sul.

Horário de funcionamento
A programação prevê funcionamento da área área infantil e juvenil das 9h30 às 21h, enquanto as áreas geral e internacional atuarão das 12h30 as 21h. Nos sábados, a feira estará aberta das 10h às 21h.

Informações
www.feiradolivro-poa.com.br


/feira_do_livro
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.