Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de outubro de 2015

Casa dos Conselhos lança projeto Quintas Culturais

Foto: Joel Vargas/PMPA
Projeto busca fomentar o acesso à cultura para todos
Projeto busca fomentar o acesso à cultura para todos
Foto: Joel Vargas/PMPA
Encontros devem ocorrer sempre na última quinta-feira de cada mês
Encontros devem ocorrer sempre na última quinta-feira de cada mês
Música, poesia e teatro, tomaram conta do lançamento do Projeto Quintas Culturais, ocorrido na noite de quinta-feira, 29 na Casa dos Conselhos. Idealizado pelo coordenador do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade, Carlos Boa Nova Neto, em parceria com a prefeitura por meio das secretarias municipais de Governança Local (SMGL) e da Cultura (SMC), a iniciativa visa fomentar o acesso à cultura para todos.
De acordo com Boa Nova, a ideia é que esses encontros aconteçam sempre na última quinta-feira do mês. “Devemos abrir espaços culturais para as comunidades que não têm acesso à cidadania e proporcionar a todos que trabalhem cultura e as artes numa aproximação entre o artista e o público. É a cultura como mote de transformação social”, destacou.

Cultura no OP - O gerente de Democracia Participativa Local, Oscar Pellicioli, representou o secretário de Governança Local, Cezar Busatto, na abertura do evento. Pellicioli lembrou que a iniciativa está em conformidade com o que as comunidades desejaram e referendaram por ocasião da realização em julho e agosto das assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo. “As comunidades clamam por iniciativas culturais, por isso, 14 das 17 regiões do OP pontuaram cultura entre as primeiras prioridades, fazendo com que o tema fosse a segunda prioridade mais votada na cidade, além de ter ficado em primeiro lugar em duas regiões, um feito inédito na história do OP”, disse.

Para conduzir os trabalhos da primeira noite do Projeto Quintas Culturais, o coordenador do Fórum dos Conselhos convidou a poetisa Monica Rico de Almeida. Ela organizou um sarau tendo como atrações de início e encerramento a Orquestra de Flautas Transversas do Ipdae, que tem como objetivo proporcionar aos alunos a prática de música de câmara e o trabalho em grupo, onde a produção musical sirva de exemplo de convivência social. As outras atrações foram o Grupo Viva Palavra, formado somente por mulheres, e teatro com Alana Haass e Marcos Bahrone. O próximo evento acontecerá dia 26 de novembro.



/conselhos /cultura /governanca
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.