Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de outubro de 2015

10ª Bienal Mercosul abre nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/PMPA

"El Desmembrado" é uma das obras na Usina
A 10ª Bienal do Mercosul - Mensagens de Uma Nova América, inaugura nesta sexta-feira, 23, e permanece aberta até o dia 6 de dezembro. Nesta edição, a Bienal apresenta 646 obras de 263 artistas de 20 países: Brasil, Chile, Paraguai, Cuba, México, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Guatemala, Peru, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Porto Rico, Jamaica e Honduras.

Para o secretário da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby, a Bienal do Mercosul é um diferencial da cultura no estado. As artes visuais acolhem nomes de expressão internacional, e, os gaúchos têm acesso a um universo de alta qualidade artística, que sem a Bienal do Mercosul não seria possível. "A cultura de Porto Alegre agradece a esta iniciativa de longa data organizada pela própria comunidade cultural", reforça o secretário..

As obras estarão expostas nos seguintes espaços: Antropofagia Neobarroca, no Santander Cultural; Biografia da Vida Urbana, no Memorial do Rio Grande do Sul; Modernismo em Paralaxe, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado  Malagoli (Margs); A Poeira e o Mundo dos Objetos, Olfatória: o Cheiro na Arte, Aparatos do Corpo e Marginália da Forma, na Usina do Gasômetro, cada uma delas em galerias individuais. Além das sete exposições, esta edição promove atividades voltadas para a formação profissional no campo curatorial por meio da Escola Experimental de Curadoria e o desenvolvimento de um Programa Educativo.

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo será a sede do Programa Educativo e também irá abrigar a obra A Logo for América, de Alfredo Jaar, que será exibida na vitrine do prédio de frente para a Praça da Alfândega. O Instituto Ling abrigará a mostra Síntese, com um grupo de obras conceitualmente ligadas às sete exposições da 10ª Bienal, um recorte significativo de trabalhos que permitem uma visão geral da proposta curatorial da edição.


Agendamento de visitas
Para agendamento de visitas à 10ª Bienal do Mercosul - Mensagens de Uma Nova América, os grupos que quiserem percorrer os roteiros das exposições, acompanhados de mediadores, os grupos deverão ter a partir de 10 pessoas. Para marcar um horário de mediação devem ligar para o fone (51) 3254-7509.

A central de agendamento funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, e os agendamentos serão realizados por ordem de ligação. Os horários de visitas guiadas estarão distribuídos de terça-feira a sexta-feira.

Para realizar o agendamento é necessário ter em mãos dados como: nome, endereço, telefone, e-mail da instituição e também do responsável. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail agendamento@bienalmercosul.art.br.

A Bienal do Mercosul oferece ônibus gratuito para escolas públicas, municipais e estaduais, ONGs e pontos de cultura de Porto Alegre, e cidades distantes até 30 quilômetros da Capital. Durante o processo de agendamento, essas instituições poderão se candidatar a esse transporte. Escolas particulares e demais grupos não estão incluídos neste serviço e, portanto, devem organizar e disponibilizar o próprio transporte, ficando à disposição o agendamento de horário guiado e o receptivo com mediadores.

Cidades atendidas pelo ônibus da Bienal - Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Canoas, Sapucaia do Sul, Alvorada, Esteio, Nova Santa Rita, Gravataí, São Leopoldo, Guaíba e Viamão. Em Porto Alegre, os bairros Bom Fim, Centro e Cidade Baixa não serão contemplados com o transporte gratuito por estarem mais próximos aos espaços da exposição.

Para aqueles que se deslocarem até a Bienal com o ônibus gratuito da instituição, serão oferecidos roteiros expositivos nas visitas. Os grupos devem escolher um dos roteiros, entre cinco opções disponíveis.

Os grupos que agendarem visitas guiadas, mas se deslocarem com transporte próprio, podem escolher um ou mais roteiros para visitar no mesmo dia.

1 - Praça da Alfândega - Santander Cultural -das 10h às 19h
2 - Praça da Alfândega - Margs -das 10h às 19h
3 - Praça da Alfândega - Memorial do Rio Grande do Sul - das 10h às 19h
4 - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (rua dos Andradas, 1223) - 10h às 19h
5 - Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart), 551) - das 9h às 21h
6 - Instituto Ling (rua João Caetano, 440, Três Figueiras) -10h30 às 17h30

Outras informações
Site: www.bienalmercosul.art.br
Banco de imagens: http://goo.gl/Oxf8h9
Blog Educativo: http://www.fundacaobienal.art.br/site/educativo/blog
Facebook: facebook.com/bienalmercosul
Twitter: @bienalmercosul
Instagram: instagram.com/bienalmercosul



/artes /exposicao
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.