Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de setembro de 2015

Turistas aprendem a preparar o chimarrão

 

14/09/2015 18:46:43

Símbolo da hospitalidade do gaúcho, o chimarrão despertou a curiosidade de visitantes brasileiros e estrangeiros que participaram da oficina que ensina a preparar a bebida típica do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 14. A atividade foi realizada pelo Piquete Estância das Águas e faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão.

 
O patrão da entidade, Lidson Bassani, iniciou a oficina contando que a origem da bebida é indígena e depois apresentou os tipos de utensílios usados no preparo (cuia, bomba e erva-mate). Bassani destacou que a água deve estar a 75ºC. "A gente sabe que a água no ponto quando a chaleira chia", revelou. De acordo com o patrão, deve-se colocar erva-mate até o pescoço da cuia e na sequência, com a ajuda de um virador de erva, inclinar a mesma e adicionar água fria, para não queimar a erva. "Depois disso é só aguardar a erva cevar", concluiu. Bassini também demonstrou como é preparado o chimarrão formigueiro, mais rápido de fazer e com mais sabor da folha. 
 
O patrão explicou que a bebida geralmente é apreciada junto com amigos, formando assim a roda de chimarrão. "Deve-se sempre entregar com a mão direita", orientou. Para demonstrar, Bassani entregou a cuia para os ingleses Nick Wiltsher e Tasia Seratton, que provaram a bebida. Em Porto Alegre a trabalho, a dupla aprovou a experiência vivenciada no Acampamento Farroupilha. "A atividade é muito interessante, pois além de mostrar como se prepara a bebida, também foi explicada a origem", comentou Tasia. 
 
Para a intercambista espanhola Yoli Hervés Blanco a oficina demonstrou bem o motivo de o chimarrão ser considerado o símbolo da hospitalidade do povo do Rio Grande do Sul. "Fomos muito bem acolhidos aqui e a oficina foi bastante explicativa", disse. Já o potiguar Diego Azevedo filmou toda a oficina para não ter erro na hora de preparar o chimarrão em casa. "Já comprei a cuia", comentou.
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10 às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com