Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de setembro de 2015

Prêmio Açorianos de Música anuncia homenagens e menções especiais

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação PMPA
Centenário de Túlio Piva será o tema da cerimônia
Centenário de Túlio Piva será o tema da cerimônia
A cerimônia do Prêmio Açorianos de Música 2014/2015, no dia 1º de dezembro, no Auditório Araújo Vianna irá homenagear artistas de diferentes gerações e vertentes musicais. Túlio Piva, Norberto Baldauf, Renato Borghetti, Teixeirinha, Projeto Ecarta Musical e Oficina de Choro e Samba do Santander Cultural serão lembrados no evento.
 
O tema será o centenário de nascimento do compositor Túlio Piva (1915-1993), autor de clássicos como Pandeiro de Prata e Gente da Noite. Já os homenageados do ano serão dois: Norberto Baldauf e Renato Borghetti. O primeiro, pianista e líder do conjunto melódico que marcou época nos bailes das décadas de 1950 e 1960, é lembrado pelas sete décadas de trajetória e pelos 62 anos da estreia do conjunto. O segundo, gaiteiro de renome internacional, está completando 31 anos de Gaita Ponto (1984), primeiro álbum instrumental brasileiro a conquistar Disco de Ouro.
 
Haverá ainda três menções especiais na cerimônia. Uma delas lembra os 30 anos da morte de Teixeirinha, um dos maiores ídolos populares da história do Rio Grande do Sul. A segunda vai para o projeto Ecarta Musical, que há 10 anos promove espetáculos musicais gratuitos quinzenais em Porto Alegre. A terceira será destinada à Oficina Choro e Samba do Santander Cultural, que nos últimos 11 anos contribuiu para a revitalização desses estilos musicais no cenário de Porto Alegre.
 
Em 2014, Vitor Ramil foi o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Música. O músico, que concorria com o disco Foi no Mês Que Vem, faturou cinco troféus, entre eles o de álbum do ano, principal honra da noite.
 
Maior premiação da música do Rio Grande do Sul, o Açorianos de Música divulgará em setembro a lista inicial de indicados aos prêmios na Categoria Disco - gêneros MPB, Pop, Erudito, Regional e Instrumental. O prêmio é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria da Cultura.


/cultura /musica
Texto de: Thiago Silva (estagiário) / Supervisão: Luciano Medina Martins
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.