Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2015

Encerradas as atividades do Acampamento Farroupilha 2015

Foto: Joel Vargas/PMPA
Extinção da Chama Crioula no Paço Municipal ocorreu neste domingo, 20

Extinção da Chama Crioula no Paço Municipal ocorreu neste domingo, 20

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Somente no açougue no parque foram vendidas 36 toneladas de carne

Somente no açougue no parque foram vendidas 36 toneladas de carne

Com a extinção da Chama Crioula na noite deste domingo, 20, no Palco Central, foram encerradas as atividades do Acampamento Farroupilha 2015 e das comemorações da Semana Farroupilha. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, representando o prefeito José Fortunati, dos secretários municipais do Turismo, Luiz Fernando Moraes, e da Defesa Civil, Nelcir Tessaro, além do representante da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Pujol, e do comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar, Ten. Cel. Francisco Vieira. Também participaram o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, e o coordenador de Tradição e Folclore da SecretariaMunicipal daCultura, Giovani Tubino. (fotos)

Cultivar e fortalecer as tradições ajudam nosso povo a enfrentar os desafios do futuro, afirmou Melo.  "Desenvolvimento, união e solidariedade são as metas de todos os gaúchos. A presença de mais de um milhão de visitantes demonstra a importância do evento e a atualidade do ideal farroupilha" concluiu o vice-prefeito.

Na avaliação de Tubino, o acampamento deste ano se encerra com os objetivos alcançados, de fortalecer a cultura em Porto Alegre, a tradição do estado, representado em cada galpão e entidade acampada no Centro da capital de todos os gaúchos. "O acampamento proporcionou a transferência  do nosso modo de viver às gerações futuras que visitaram o parque e puderam vivenciar um pouco do campeirismo nestes dias de festejos farroupilhas" completou. 

Para o presidente do MTG, a programação foi cumprida integralmente, apesar das dificuldades financeiras. Ele ressalta que foi o melhor ano em termos de ocorrências na área de segurança. "O público foi acima do esperado especialmente no primeiro fim de semana e também nos dias de chuva", completa Savaris.

O Acampamento Farroupilha de 2015 recebeu pelo menos 1,2 milhão de pessoas. Apesar do tempo ruim desde quarta-feira, 16, as atividades culturais tiveram sempre o acompanhamento de um bom público, tanto no Palco Central, quando no interior dos piquetes. Neste domingo, encerramento das atividades, segundo estimativa da Brigada Militar, mais de 150 mil pessoas circularam no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

Turismo de Galpão - O Galpão da Hospitalidade recepcionou 27.411 número que representa um aumento de 29%, em relação ao movimento registrado no ano passado, quando foram atendidas 21.260 pessoas. Do público total, 12.762 pessoas eram moradores da Capital, 8.540 de outras 46 cidades gaúchas, 5.488 turistas de outros 18 estados brasileiros e 711 visitantes estrangeiros de 21 diferentes países como Ucrânia, Japão, Índia, Haiti, Chile, Peru, Gambia, Portugal, México, China, Itália e Inglaterra.

Também cresceu o público que participou diretamente das atividades. Foram 1.258 pessoas participantes, número 14% superior ao de 2014. Somente nos galpões de entidades tradicionalistas parceiras do Turismo de Galpão foram oferecidas 100 oficinas de aprendizagem sobre comidas regionais, como churrasco, carreteiro de charque e sobremesas, sobre lidas campeiras, como encilha e montaria de cavalo, forja e afiação de facas, sobre a história e lendas gaúchas e jogos, como o de truco. O Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipal de Turismo, de Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

Leia mais sobre o Turismo de Galpão

Ciranda Escolar - Foram atendidas mais 12,5 mil crianças com atividades artísticas, como dança, declamação, chula, musical, oficinas de dança e brincadeiras, bem como contação de histórias e teatro com temática da cultura gaúcha. Participaram mais de 200 escolas estaduais, municipais e particulares de Porto Alegre e municípios vizinhos, como Lajeado, Viamão, Gravataí, Alvorada e Guaíba.

Desfile - Apesar do tempo fechado, o desfiles dos Festejos Farroupilhas de 2015 recebeu um público estimado em 20  mil espectadores na avenida Edvaldo Pereira Paiva, onde foi desenvolvido o tema O Campeirismo Gaúcho e os 180 anos da Revolução Farroupilha, com a participação de mais de 1,4 mil voluntários em dez invernadas.

Leia mais sobre o desfile

O acampamento - Foram montados 365 galpões mais a área de comércio. Durante os 13 dias oficiais do evento (de 7 a 20 de setembro), segundo dados do açougue instalado no parque, foram consumidas, por exemplo, mais de 36 toneladas de carne, em especial a costela, corte preferido para o churrasco nos piquetes. No total, o público contou com 41 pontos comerciais de lanches, bebidas, sobremesas, lenha, carvão, carne e outros mantimentos para visitantes e acampados. Além da praça de alimentação com 900 cadeiras, o parque também contou com mercado, açougue e padaria.

Projetos culturais - Cada um dos 365 piquetes desenvolveram durante o período do acampamento os seus projetos culturais que foram avaliados por uma comissão. Desses, 83 receberam nota 10. No dia 6 de outubro, em evento na Casa do Gaúcho, serão conhecidos os melhores projetos culturais de 2015. Os piquetes receberão um diploma e aqueles considerados destaques recebem um troféu.

No Palco Central, foram oferecidos ao público visitante shows de música gaúcha e nativista, tertúluia  livre, apresentações de dança e trova, além do festival Reculutando a Potrada, que em 2015 chegou a sua quarta edição. A parte campeira do Acamamento foi desenvolvida nos dias 11, 12 e 13 de setembro com a realização do Rodeio Crioulo, com as  tradicionais provas de tiro de laço e gineteadas.


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Adriano Santana, Cleber Saydelles e Adriana Corrêa
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com