Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2015

Danças tradicionais do Estado empolgam também gaúchos

Foto: Divulgação/PMPA
Oficina terá nova edição no próximo sábado, 12
Oficina terá nova edição no próximo sábado, 12
A oficina de danças tradicionais do projeto Turismo de Galpão realizada no piquete do CTG Chimangos no final da tarde desse sábado, primeiro dia do Acampamento Farroupilha 2015, mostrou que nem mesmo os gaúchos resistem à ideia de aprender um pouco mais sobre sua própria cultura. Prova disso é o entusiasmo dos amigos Jairo Azeredo e Andressa Almeida, naturais do Estado e moradores de Porto Alegre, que não precisaram ser convidados duas vezes para encarar os passos e o ritmo das danças do Pezinho e da Chimarrita depois da demonstração feita pelos jovens da Invernada Juvenil do CTG.

“É um amor à própria tradição”, explica Jairo, 33 anos, que até então só conhecida assim, de perto e na prática, o fandango, que são as danças gaúchas de salão. Esta foi a primeira oficina de Turismo Criativo, que Andressa realizou. “Sempre admirei nossas tradições e queria reanimar isso em mim”, confessa a moça, que encontrou neste período em que se vive a festa farroupilha um momento de “sensibilização” em relação a sua própria origem. “Só tinha dançado o Pezinho quando era pequena”, admite Andressa

A apresentação da Invernada Juvenil incluiu, além do Pezinho e Chimarrita, as danças Quero-mana e Tatu de Castanha, esta criada por Paixão Cortes. Mas como, mesmo depois de praticarem os passos de duas delas os dois amigos e outros participantes da oficina não mostravam nenhuma intenção de deixar o ambiente hospitaleiro e alegre do piquete, foram presenteados com a vigorosa dança da Chula e também com uma demonstração de declamação.  

A oficina de danças tradicionais do CTG Chimango terá nova edição no próximo sábado, 12, às 19h. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.

Neste domingo, a programação se inicia às 11h com oficina de churrasco, no piquete Tropa Gaúcha, e a exposição sobre Cavalo Crioulo e o Gaúcho, no DTG Cancela da Liberdade do Caixeiros Viajantes.

O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.