Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de setembro de 2015

Casarão montado no Acampamento lembra estâncias de antigamente

Foto: Maia Rubim/PMPA
Naira monta o espaço com peças de antiguidades desde a edição de 2013

Naira monta o espaço com peças de antiguidades desde a edição de 2013

Foto: Maia Rubim/PMPA
Piquete Vento Sul fica no lote 96 do Acampamento Farroupilha

Piquete Vento Sul fica no lote 96 do Acampamento Farroupilha

Basta entrar no Piquete Vento Sul para ter a impressão de voltar no tempo e estar num casarão de estância de uma era bem antiga. No Acampamento Farroupilha, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), a patroa Naira Jobim acampa desde 2001, mas há três anos monta um espaço construído e decorado com peças da sua coleção de antiguidades. Para ela, é gratificante receber turistas no local e ter o piquete reconhecido como museu gaúcho. "O objetivo é que as pessoas nos visitem. Gostamos muito de receber as pessoas. Já montamos tudo com o propósito turístico, assim como o cavalo de brinquedo e os bonecos, para todos tirarem fotos na frente do galpão. Somos pioneiros no parque", orgulha-se.
 
A coleção de objetos antigos é um gosto pessoal de Naira, que todo ano tira férias no mês de setembro da atividade de médica pediatra. São móveis, utensílios de cozinha, artigos utilizados na lida campeira, peças de decoração e até materiais de demolição. Tudo organizado por tipo de material em recintos diferentes, com luz apropriada para cada ambiente. Uma das primeiras patroas de piquete no Acampamento, ela diz que recebe muita coisa doada por amigos e parentes. "Já sabem deste meu gosto e desse projeto do casarão. Ganho antiguidades até de presente de aniversário. Ninguém coloca nada fora sem falar antes comigo. Recolho muita coisa de contêineres da rua também. Aproveito e restauro tudo", explica.
 
O apreço pessoal por objetos antigos vem desde 1985. Desta época, também vem o mote turístico, que Naira adquiriu durante os oito anos que morou na Serra Gaúcha e participou da fundação de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Nova Petrópolis. Desde então, o acervo só aumenta. "Já não tenho quase espaço para guardar tanta coisa, mas a coleção está sempre crescendo. Com isso, monto uma decoração diferente a cada ano" conta.
 
O Piquete Vento Sul fica no lote 96 do Acampamento Farroupilha, que é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh), Fundação Cultural Gaúcha e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e vai até o dia 20 de setembro.
 



/acampamento_farroupilha

Texto de: Adriana Corrêa/Supervisão Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com