Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

3 de agosto de 2015

Turismo inicia criação da Porto Alegre Film Commission

 

03/08/2015 14:51:43

Dirigentes de entidades, profissionais e empresários do setor de produção audiovisual do Rio Grande do Sul participaram nesta segunda-feira, 3, de reunião com o secretário municipal de Turismo (SMTUR), Luiz Fernando Moraes, e técnicos da pasta para dar início ao processo de criação da Porto Alegre Film Commission. O objetivo é potencializar e promover a Capital como cenário para produções e filmagens locais e nacionais, gerando mídia espontânea para a cidade como destino turístico por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais.

As film commission são organismos presentes em diversas partes do mundo, que fazem a articulação entre agentes públicos e privados para facilitar a produção audiovisual em áreas como serviço, infraestrutura e logística. No Estado, cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, Pelotas, Bagé e Santa Maria já contam com esse tipo de organização. "A Capital está devendo isso para ela mesma", afirmou o secretário municipal de Turismo, destacando que além de levar a marca da cidade e ampliar sua visibilidade nessas produções, o trabalho da film commission trará negócios para a cidade, fomentará a indústria, a mão de obra e a produção local deste setor.

Participaram da reunião o presidente da Fundacine, Beto Rodrigues, o presidente e o diretor do Sindicato da Indústria do Audiovisual do RS, Leo Sassen e Cristiano Trein, o presidente da Associação Profissional de Técnicos Cinematográticos, Davi de Oliveira Pinheiro, o produtor e consultor do setor audiovisual, Sergio Jeager Jr, e o representante da produtora Zeppelin Ricardo Baptista da Silva.

Banco de dados - Um termo de cooperação técnica será assinado até o final deste mês entre as entidades e a SMTUR para formalizar a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do país e do exterior. Uma das primeiras tarefas definidas no encontro é o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre.

O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.

/cinema /turismo

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com