Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de agosto de 2015

Turismo de Galpão fará cem oficinas de cultura gaúcha

Foto: Mirele Pacheco/PMPA
Oficinas proporcionam vivências com o universo cultural dos gaúchos
Oficinas proporcionam vivências com o universo cultural dos gaúchos
Foto: Divulgação/PMPA
Uma das opções na área da gastronomia regional é a oficina de café campeiro
Uma das opções na área da gastronomia regional é a oficina de café campeiro
O Acampamento Farroupilha, uma das mais populares e importantes manifestações da cultura e das tradições gaúchas que acontece em Porto Alegre de 5 a 20 de setembro, se transformou em um atrativo para visitantes de outros estados e países que encontram, no evento, a oportunidade de conhecer, de um jeito criativo, uma face diferente da cultura brasileira.

Realizado anualmente para celebrar a Revolução Farroupilha, de 1835, o Acampamento tem em sua programação, desde 2013, o projeto Turismo de Galpão, expressão autêntica do conceito de Turismo Criativo, que potencializa o evento e as manifestações da cultura local como produto turístico da Capital. Isso acontece com a oferta de oficinas que proporcionam aos visitantes vivências reais com o universo cultural dos gaúchos nos galpões de entidades tradicionalistas que ocupam o Parque Hamonia, onde a festa gauchesca acontece todos os anos. São atividades rápidas de aprendizagem sobre gastronomia, artesanato, danças, lendas, usos e costumes do Rio Grande do Sul.  A iniciativa é das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

100 oficinas - Na edição deste ano serão 100 oficinas e atividades abertas, todas realizadas no ambiente simples, rústico e hospitaleiro de 40 piquetes tradicionalistas. Elas serão oferecidas diariamente durante o acampamento, entre 11h e 19h. Os visitantes terão variadas opções. Só na área da gastronomia regional serão oferecidas 16 oficinas diferentes, tais como aprender a preparar o churrasco, especialidade maior da culinária gaúcha; salgar o charque para o arroz de carreteiro; fazer doces regionais como o arroz de leite, a ambrosia e o sagu; e encerrar com um café campeiro ou café de cambona. Importantes elementos da cultura gaúcha, a faca será o tema central de uma oficina prática de afiação e o chimarrão, mais popular bebida dos gaúchos, será apresentado em sua técnica, ritual e simbologia em oficinas de diferentes formatos que abordarão também a história e as lendas em torno da erva-mate.

No ambiente campeiro de uma mini fazendinha, a proposta será encilhar e montar cavalos, enquanto em outros piquetes o visitante aprenderá o jogo do truco, descobrirá como o gaúcho faz o nó em seu lenço, assistirá a uma tosquia de ovelha e a apresentações de danças folclóricas podendo ensaiar seus passos, acompanhará palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul, entre muitas outras opções. A grande maioria das atividades será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês e espanhol.

Espaço de Hospitalidade – As inscrições para as oficinas serão realizadas no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, centro de referência de toda a programação do projeto que estará disponível ao público em guias impressos nas versões português, inglês e espanhol. A estrutura, nos moldes de um galpão, estará localizada próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O atendimento será diário no local, das 9h às 22h, por uma equipe de recepcionistas e intérpretes. O espaço terá área de convivência, serviço de informações turísticas e atividades culturais relacionadas ao projeto. A localização será sinalizada por 40 placas instaladas na área do Acampamento Farroupilha, com indicações em três idiomas. Da mesma forma, todos os piquetes preparados para receber turistas em oficinas exibirão na área externa dos galpões o selo Turismo de Galpão.

Caminhadas guiadas - Outra opção de aproximação e contato com as tradições gaúchas e o ambiente dos piquetes serão as Caminhadas Guiadas, com seis edições este ano. Os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do projeto Turismo de Galpão para visitação e atividades relacionadas à cultura regional. As inscrições também são feitas no Espaço de Hospitalidade do projeto, que será o ponto de partida das Caminhadas Guiadas. Elas ocorrerão dia 10, com saídas às 10h30 e às 15h30; dia 12, com saída às 10h30; dia 17, com roteiros às 10h30 e às 15h30, e dia 19, às 10h30.


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.