Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de agosto de 2015

Sons da Cidade terá samba e música litorânea em agosto

Foto: Marlene Reinaldo/Divulgação PMPA
Compositor Marco Araujo é uma das atrações do Sons da Cidade em agosto Compositor Marco Araujo é uma das atrações do Sons da Cidade em agosto
Foto: Marilis Alme/Divulgação PMPA
Brasinaria traz canções da metade do século 20 com nova roupagem
Brasinaria traz canções da metade do século 20 com nova roupagem
O samba dos anos 1940 e 1950 e a canção litorânea gaúcha serão as principais vertentes musicais da edição de agosto do projeto Sons da Cidade. Na terça-feira, 4, no Teatro Renascença, o cantor e compositor Marco Araujo antecipa temas de seu próximo álbum, e o espetáculo Brasinaria revisita temas de autores como Pixinguinha, Donga, Monsueto e Assis Valente.
 
Serão dois shows em que sonoridades brasileiras e gaúchas estarão em destaque. O rio-grandino Araujo, radicado em Porto Alegre desde os anos 1980, acumula participações e prêmios em festivais voltados à produção autoral, como o Canto da Lagoa (em Encantado) e a Califórnia da Canção Nativa (em Uruguaiana), além de ter atuado no Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Influenciado pela música do litoral, lançou em 2008 o álbum Mar de Dentro, que será a base do roteiro do show no Sons da Cidade – com espaço também para músicas inéditas de seu próximo disco, Além da Noite dos Poetas.
 
Em Brasinaria, canções da metade do século 20 ganham nova roupagem. O repertório – resultado de ampla pesquisa feita pela cantora e compositora Danny Calixto, que lançará ainda em 2015 o disco autoral Quintais do Mundo – é de sambas assinados por nomes como Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi e Pixinguinha. Os arranjos incluem instrumentos tradicionais e elementos eletrônicos, e foram criados por Danny (voz e violão) em parceria com os instrumentistas Max Garcia (violão de sete cordas e cavaquinho) e Giovanni Berti e Fernando Sessé (percussão e samplers).
 
O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é voltado à diversidade do cenário musical de Porto Alegre e é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
 
Atrações: espetáculo Brasinaria e Marco Araújo
Data: 4 de agosto (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
Ingresso: Um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h
 
Mais informações:
Coordenação de Música
Telefone: (51) 3289 8119
Endereço: Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Pres. João Goulart, 551, sala 606 - 6º andar.
 


/cultura /musica
Texto de: Luís Bíssigo
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.