Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de agosto de 2015

Ritmo intenso de trabalho no Acampamento Farroupilha


 

Mais de 300 entidades tradicionalistas, entre CTGS, DTGs e piquetes estão ultimando os preparativos para a realização de mais um Acampamento Farroupilha em Porto Alegre. O evento acontece de 7 a 20 de setembro no Parque da Harmonia, apresentando uma programação artística, cultural e campeira. A exemplo do ano passado, o Turismo de Galpão levará para o público dezenas de oficinas que ensinarão sobre as práticas do gaúcho, nas áreas gastronômica, de lida campeira e também folclórica.
O evento é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Governo do Estado e integra a programação dos Festejos Farroupilhas, que neste ano tem como tema ‘O Campeirismo Gaúcho e os 180 anos da Revolução Farroupilha’. Para a edição deste ano, são esperados entre 900 mil e 1 milhão de visitantes.
Uma das novidades deste ano é a realização da Rua dos Bailes, concentrando 15 entidades que realizam os bailes abertos, favorecendo assim a segurança e o policiamento do local. Outra novidade é um mirante, em fase de construção, que possibilitará uma ampla visão das instalações do acampamento.
Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, os festejos farroupilhas são ansiosamente esperados por todos os tradicionalistas a cada ano. Os preparativos iniciam em janeiro, quando é realizado o congresso anual que, entre outras diretrizes, estabelece o tema a ser trabalhado. “Tanto no acampamento como nos desfiles fica evidente o quanto nossa história orgulha ao povo gaúcho e se mantém viva, inclusive nos corações de quem não está diretamente envolvido com algum CTG, DTG ou outra entidade que tenha como objetivo principal a preservação dos nossos costumes”. Segundo Savaris, passear com a família no acampamento, rever amigos, ter uma conversa larga enquanto roda o chimarrão, saboreando uma costela, são momentos de integração de tradicionalistas e sociedade.
Atualmente, a fase é de construção dos galpões das entidades no acampamento farroupilha. Até o dia 04 de setembro deverá estar tudo pronto para receber o público.

Foto: Sandra Veroneze


FONTE: Sandra Veroneze - MTG