Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de agosto de 2015

Porto Alegre Film Commission terá seminário

Foto: Joel Vargas/PMPA
Ideia é promover a Capital como cenário para produções e filmagens
Ideia é promover a Capital como cenário para produções e filmagens
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) promove nesta quinta-feira, 27, o seminário “Estruturação da Porto Alegre Film Commission”, evento que faz parte do processo de implantação desse segmento na capital gaúcha. A organização visa a atrair e facilitar produções audiovisuais em Porto Alegre, repercutindo positivamente na promoção turística do destino, no incremento da economia e no fomento da indústria audiovisual que é expressiva na Capital. Na ocasião, será assinado termo de cooperação técnica entre as diversas entidades e instituições parceiras.
 
O seminário ocorrerá a partir das 14h, na Sala Lupicínio Rodrigues do Hotel Laghetto Viverone Moinhos. O evento de informação e sensibilização terá como palestrantes o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot, e a secretária de Turismo de Garibaldi e representante da Garibaldi Film Commission, Ivane Fávero.
 
O projeto, em andamento na SMTUR, com a parceria de entidades e profissionais do setor audiovisual local, do trade turístico e de outros segmentos da prefeitura, será responsável pela articulação entre agentes públicos e privados para facilitar a produção audiovisual em áreas como serviço, infraestrutura e logística. O objetivo é potencializar e promover a Capital como cenário para produções e filmagens locais e nacionais, gerando mídia espontânea para a cidade como destino turístico por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais. Algumas cidades no Estado já contam com film commissions, com destaque para Bento Gonçalves e Garibaldi, na serra gaúcha.
 
Banco de dados – O termo de cooperação técnica formalizará a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do país e do exterior. Uma das primeiras tarefas da Porto Alegre Film Commission é o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre.
 
O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.
 


/audiovisual
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.