Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de agosto de 2015

Gestores municipais tratam de Carnaval e Orçamento Participativo

Foto: Nathália Pase/Divulgação PMPA
Encontro definiu a criação de comissão para o Carnaval de rua de 2016
Encontro definiu a criação de comissão para o Carnaval de rua de 2016
O Carnaval de rua do ano que vem já está sendo tratado pela prefeitura. O assunto foi abordado por titulares e adjuntos de órgãos municipais relacionados ao tema na manhã desta quarta-feira, 19. O Comitê de Gerenciamento (CG) conjunto dos programas estratégicos Porto Viver e Infância e Juventude Protegidas ocorreu na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (Smpeo), no Centro Histórico.
Comandada pelo titular da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), Diego Buralde, a reunião foi iniciada com análise das demandas que constam na Lei Orçamentária Anual de 2015 relacionadas ao Porto Viver. No momento, duas estão concluídas, 20 estão em execução e seis foram iniciadas.
Na sequência, os gestores analisaram ações para viabilizar o Carnaval de rua de 2016, indicador contratualizado da SMJ. A elaboração e a publicação do edital deverá ser realizada até 31 de dezembro. Além disso, foi oficializada a criação de comissão, com indicação de representantes por parte dos órgãos municipais envolvidos com a pauta, para planejamento e execução dos eventos, sob coordenação da SMJ. 
Neste ano, ao longo dos 14 dias de desfiles em ruas da Cidade Baixa, Centro Histórico e na Orla do Guaíba, o público total foi de 301.500 participantes. Atrás de 21 blocos, em 22 apresentações, somente na Cidade Baixa foram 197 mil presentes; na orla do lago, 89.500 foliões e, no Centro Histórico, 15 mil presentes. Além de integrantes de 12 órgãos municipais, trabalharam antes, durante e após os dias de folia membros das Polícias Militar e Civil e do Ministério Público do Rio Grande do Sul.   
O próximo encontro do programa estratégico Infância e Juventude Protegidas, gerenciado por Márcia Carcuchinski, da Smpeo, será em 2 de setembro. Já a reunião seguinte do Porto Viver, cuja gerência é ocupada por Eunice Schwengber, também da Smpeo, está marcada para o dia 16 do mês que vem.
Comitê de Gerenciamento – Instâncias coletivas das quais participam membros de diversos órgãos da prefeitura para tomar decisões e acompanhar o gerenciamento dos 12 programas estratégicos de governo. Os comitês se reúnem mensalmente, com presença de secretários e/ou adjuntos e gerentes. Cada programa é composto por inúmeras ações transversais, pensadas e executadas de forma conjunta para o melhor aproveitamento dos recursos e garantia de mais resultados para a sociedade.




/carnaval /orcamento_participativo /planejamento_estrategico
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.