Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de agosto de 2015

Entidades integram-se a Porto Alegre Film Commission

Foto: Divulgação/PMPA
Mapa de serviços será disponibilizado em um site específico
Mapa de serviços será disponibilizado em um site específico
A Secretaria de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) promoveu nesta terça-feira, 18, reunião com dirigentes de entidades do setor para tratar da criação da Porto Alegre Film Commission. A organização visa atrair e facilitar produções audiovisuais repercutindo positivamente na promoção turística do destino, no incremento da economia e no fomento da indústria audiovisual na Capital. A Fundacine, o Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos e produtoras locais integraram-se à secretaria na ação.

No encontro, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, enfatizou a importância da integração das entidades uma vez que as produções audiovisuais, sejam cinematográficas, comerciais, novelas, entre outras, movimentam diferentes serviços, como hospedagem, alimentação, transporte e comércio. Segundo Moraes, uma das atribuições da comissão será mapear e disponibilizar às produtoras uma rede de empresas de serviços amigáveis, ou seja, abertas a negociações para tornar o mercado local competitivo e facilitar a captação das produções. “É fundamental a inserção do trade nesse processo de organização, tendo em vista o retorno que o turismo cinematográfico gera em fluxo de visitantes para as cidades que trabalham de forma organizada este segmento”, reforçou.

O mapa de serviços constará em um site específico, onde também estarão listados fornecedores técnicos, um acervo de trailers e de imagens do making off de produções já realizadas em Porto Alegre, informações de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico para locações, possibilidades de parcerias e incentivos.

Para o vice-presidente da Federasul, Vitor Zatti Faccioni, a iniciativa de inserir Porto Alegre na lista das cidades organizadas para atrair produtoras do setor audiovisual é positiva. “É um segmento que gera receita rápida para os locais onde as produções e locações se realizam”, avaliou, com base em sua experiência em televisão. O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, manifestou o interesse da entidade no processo. “Com certeza estaremos integrados à iniciativa.” Participaram ainda o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Wilson Brandt Filho, o presidente da Associação das Transportadoras Turísticas do RS, Jaime Silva, e a representante do Sebrae, Amanda Paim.

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.