Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de agosto de 2015

Casa do Gaúcho recebe três propostas de gestão compartilhada

Foto: Divulgação/PMPA
Documentos serão analisados pelo grupo de trabalho criado em 2014
Documentos serão analisados pelo grupo de trabalho criado em 2014
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) recebeu de duas empresas e de uma entidade propostas de interesse para a gestão do Centro de Eventos Casa do Gaúcho, instalado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em parceria com o município. Os documentos foram abertos na manhã desta terça-feira, 4, pelo titular da pasta, Luiz Fernando Moraes, e pela coordenadora de Planejamento, Maria Helena Müller, responsável pelo projeto na secretaria. O prazo para apresentação de projetos e estudos técnicos previsto no aviso de Manifestação de Interesse se encerrou no dia 30 de julho.
O próximo passo será submeter os três documentos para análise do grupo de trabalho, criado na prefeitura em 2014 especialmente para acompanhar o tema. A reunião do grupo está agendada para quinta-feira, 6, às 14h30, no auditório da SMTUR. Apresentaram propostas e estudos o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e as empresas Restaurante e Churrascaria Casa do Gaúcho Ltda., e Silveira e Souza Gomes Ltda., proprietária do Parque Gaúcho e do Gramado Zoo, ambos empreendimentos localizados na cidade da serra gaúcha.
As propostas apresentadas servirão de base para a consolidação de editais e contratos futuros de concessão do atual Centro de Eventos Casa do Gaúcho para que sua operação atenda ao conceito de centro cultural definido pelo Grupo de Trabalho. Assim, o objetivo é que o espaço seja um local de conservação, exposição, produção, promoção e difusão das tradições gaúchas por meio de atividades culturais. 

O conceito considera as características do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, hoje consagrado como um parque de eventos por receber as edições do Acampamento Farroupilha e o Rodeio de Porto Alegre. Além disso, leva em conta os diversos aspectos da tradição gaúcha incorporados ao parque, como pista de rodeios, churrasqueiras ao ar livro, uma tradicional churrascaria e um centro de eventos, que assumirá a denominação de Centro Cultural Casa do Gaúcho.


/turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.